Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Cursos de qualificação profissional do Pronatec serão discutidos em Florianópolis nesta quarta-feira

Publicado em 11/09/2013 Editoria: Educação Comente!


Os cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para oito municípios da região Norte do Estado serão discutidos nesta quarta-feira, 11, no auditório da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), a partir das 13h30min. O objetivo é o de debater sobre a demanda de profissionais para a região, especialmente para a instalação da fábrica da BMW, prevista para o município de Araquari, e quais os cursos que devem ser ofertados.

Foram convidados a participar da reunião os representantes da SST, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da BMW e das instituições que oferecem cursos do Pronatec: o Sistema S (Senai, Senac, Senar e Senat) e instituições federais de educação (IFSC e IFC). Está prevista ainda a participação dos oitos municípios da região Norte do Estado: Joinville, Araquari, São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, São João do Itaperiú, Garuva e Itapoá.

Pronatec Social – O Pronatec Social é oferecido às pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal e, no Estado, os cursos estão sendo articulados pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) em parceria com o Sistema S (Senai, Senac e Senat), e mais o IFSC e IFC. Dos 293 municípios catarinenses 273 aderiram ao programa e oferecem cursos de qualificação profissional.

São oferecidos ainda transporte e lanche durante o período de duração das aulas. A carga horária varia de 160h/aula a 350h/aula e os alunos são de uma faixa etária entre 16 e 59 anos.  A participação nos cursos não suspende o recebimento de qualquer outro benefício do Governo Federal.

Para este ano, estão previstas 69,1 mil vagas das quais 34,8 mil pessoas estão matriculadas em 270 diferentes cursos, com mais de R$ 100 milhões de investimentos do governo federal. No ano passado, 232 municípios aderiram ao Pronatec Social, que formou 13 mil alunos em 237 diferentes cursos com investimentos de R$ 31 milhões. Em 2012, Santa Catarina foi considerado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) o segundo melhor estado em matrículas, com 22 mil alunos.

O secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Cândido da Silva, ressaltou que o governo do Estado está preocupado em ampliar a oferta de qualificação da mão de obra, que é tão exigida pelo mercado. “Este grande esforço que estamos fazendo só pôde ser alcançado com parcerias e se destacam o governo federal/MDS; o governo do Estado/SST e SDS; os institutos federais de ensino superior (IFSC e IFC); as federações; empresários e o Sistema S”, ressaltou.

“Se o governo do Estado não tivesse colocado como prioridade a qualificação para termos mão de obra para o mercado empresarial este volume de vagas não existiria em SC”, completou Cândido da Silva.

› FONTE: Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação

Comentários