O uso do celular como principal fonte de acesso à internet cresceu 65% este ano, segundo dados do Ibope para a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. A perspectiva é que esse número avance mais em 2015, sinalizando a necessidade de as companhias investirem em navegabilidade móvel.
A pesquisa encomendada pelo governo federal ao Ibope foi feita para mapear as formas mais usadas pelos brasileiros de acesso à mídia e informação.
Segundo o balanço, o número de entrevistados que informou se conectar à internet por meio de telefone móvel subiu de 40% na pesquisa anterior para 66% na edição divulgada nesta sexta. Na contrapartida, o percentual de acesso via computador caiu de 84% para 71%, enquanto entre os usuários de tablet a porcentagem caiu de 8% para 7%.
As mídias sociais mais acessadas são Facebook (83%), Whatsapp (58%) e Youtube (17%). Em média, diz a pesquisa, os brasileiros que utilizam a internet de segunda a sexta costumam navegar por quatro horas e 59 minutos por dia. Questionados sobre o uso da internet nos fins de semana, os entrevistados disseram navegar, em média, quatro horas e 24 minutos a cada dia.
Segundo o estudo, 93% dos entrevistados afirmaram usar a televisão; 46%, o rádio; e 42%, a internet. O número de pessoas que ouvem rádio todos os dias aumentou de 21% dos entrevistados, em 2013, para 30% neste ano; os brasileiros costumam ouvir rádio, em média, três horas e 42 minutos por semana.
A TV NBR, canal oficial do governo federal, é desconhecida por 81% dos entrevistados, já o programa de rádio Voz do Brasil é conhecido por 57% dos entrevistados e, destes, 45% avaliaram o conteúdo do programa como "ótimo" ou "bom"; ao todo, 67% disseram que não ouvem o programa.
O Amapá é o estado onde a população mais assiste à televisão todos os dias (83%); o Rio Grande do Sul é a unidade da federação onde mais se ouve rádio diariamente (54%); e o Distrito Federal é o estado onde há o maior percentual de pessoas que acessam a internet todos os dias (56%).
› FONTE: Vejamos