Segundo dados da E-bit, é estimado que em 2014 a movimentação das compras via internet seja 20% maior do que em 2013, chegando aos 34,6 bilhões de reais.
Porém, todo esse aumento de consumo online traz consigo preocupações e novos cuidados que precisam ser tomados para que a compra seja segura e o cliente receba em casa o produto em perfeitas condições. Sabendo disso, separei algumas orientações que podem ser seguidas para aqueles que desejam comprar sem sair de casa – e sem serem lesados:
1. Opte por lojas conhecidas e/ou indicadas por pessoas próximas.
2. Pesquise sobre a loja virtual. Hoje em dia é fácil verificar se essa é uma loja confiável ou não. Procure sobre ela em sites como o “Reclame Aqui”, comentários na página do facebook ou no próprio site. Consumidores lesados estão no direito de “brigarem” pelos seus direitos – e cada vez mais isso é feito via internet. Por isso: pesquise muito bem.
3. Cheque se a empresa o telefone e o endereço físico da loja – caso exista - são reais. Ligue para o número oferecido e tire suas possíveis dúvidas.
4. Preste atenção na forma de pagamento, prazos e nas políticas de troca/devolução de produto. Tenha em mente que durante o período de fim de ano os correios costumam ficar mais cheios – e, caso não tenha certeza que a sua entrega vai chegar no dia previsto, ligue para a empresa e confira. Ainda sobre esse aspecto, preste atenção nas taxas da compra e no frete, que podem encarecer o produto.
5. Veja que o site oferece certificados de segurança. Outra dica é verificar se na barra de navegação do computador aparece o https:// – o “s” do final quer dizer “seguro”.
6. Não existem milagres, portanto, fique atento com preços muito mais baixos do que a média do mercado. Compare as lojas e não seja enganado por ofertas milagrosas – elas não existem.
7. Guarde todos os comprovantes da compra, - todos mesmo. Número de protocolo/pedido, possíveis e-mails trocados para esclarecer dúvidas, nome da loja, forma de pagamento, valor do quanto foi pago, etc. Tenha tudo consigo, mesmo que de forma eletrônica – mas que esteja disponível para ser impresso caso necessário.
8. Cuide da sua segurança. Quando tratar-se se seu computador pessoal, mantenha-o sempre com ativírus atualizado. Se tratando de computadores públicos, evite colocar dados pessoas e realizar pagamentos/compras por eles. Espere até chegar em casa – é melhor do que correr riscos desnecessários.
› FONTE: Toda Comunicação