Comércio fecha as portas mais tarde e ganha reforço em segurança.
A expectativa de vendas na data mais rentável do ano, o Natal, diverge entre os lojistas. De acordo com pesquisa realizada pela AEMFLO e CDL-SJ, 25% dos empresários confiam que as vendas aumentarão em relação ao ano passado, 18% acreditam que permanecerá igual, 17% que diminuirá, 3% não souberam responder e 37% revelam que não têm suas vendas influenciadas pelo Natal.
O vice-presidente da AEMFLO, Gilberto Rech, destaca que os lojistas devem se preparar para a data e aponta que as vendas serão maiores este ano, já que os moradores josefenses devem gastar um tíquete médio de R$ 400,00 com presentes de Natal para a família, índice aplicado a média catarinense, divulgado pela FCDL. Rech também destaca que o horário diferenciado do comércio ajuda a alavancar as vendas, já que os consumidores podem ir às compras após o expediente para não deixar ninguém da família sem presente.
Segundo a federação, a maioria dos consumidores (70,9%) pretende pagar as compras de Natal à vista (em dinheiro) e também revela que os catarinenses comprarão em média 4,7 itens, o que significa um gasto médio de R$ 90,53 por presente.
Entre os itens mais procurados pelos catarinenses neste ano estão os produtos de vestuário (78,9%) e os calçados (8,3%). O comércio de rua será o principal destino dos consumidores para as compras de Natal, com 59,4% da preferência entre os entrevistados, seguido dos shoppings com 26,4%.
Horário diferenciado para o Natal
O Sindilojas (Sindicato do Comércio Varejista) de Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça divulgou o horário de funcionamento do comércio de rua e shoppings centers de São José para o período de 1º de dezembro a 2 de janeiro de 2015.
O Sindicato estabelece ainda que não haja expediente nos dias 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro (Confraternização Universal).
Neste período a segurança no município será reforçada e a Guarda Municipal de São José, em conjunto com a Polícia Militar, farão rondas até 0h.
“O reforço se concentrará principalmente nas avenidas Leoberto Leal (Barreiros), Lédio João Martins (Central do Kobrasol) e Arthur Mariano (Forquilhinha). Essa ação é muito importante nesta época do ano, quando as pessoas saem em busca de presentes e costumam levar o 13º”, afirma o comandante da Guarda Municipal, Marcelo Muller.
Confira os horários para o comércio de rua:
Confira os horários para os shoppings centers:
› FONTE: AEMFLO