foto: Primeiros contentores de vidro foram disponibilizados na área continental de Florianópolis - Susana Rigo
A prefeitura de Florianópolis colocou em operação, na manhã desta quinta-feira (11), os primeiros dez contentores voltados especialmente à coleta de vidro. Com o serviço, considerado pioneiro entre as capitais do Sul do país, o município espera recolher 3,7 mil toneladas do produto por ano.
Além dos benefícios ambientais, a implantação da coleta seletiva do material deve proporcionar mais segurança aos servidores municipais e economia aos cofres públicos, destacou o presidente da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap), Acácio Garibaldi S.Thiago Filho.
“O vidro é algo difícil de ser recolhido e ocasiona acidentes frequentes. Com a instalação destes contentores, evitaremos o afastamento de inúmeros funcionários e que este produto, 100% reciclável, vá para os aterros sanitários, evitando um gasto de cerca de R$ 400 mil ao ano.”
Além disso, outros R$ 220 mil em receitas devem ser gerados com a triagem e comercialização da matéria-prima, que deve ser destinada às associações de coletores de recicláveis, disse.
Meta é de 150 contentores
Os contentores, com capacidade para receber uma tonelada de vidro cada um, foram colocados inicialmente na região continental da cidade. A meta, entretanto, é distribuí-los por todos os bairros da Capital, anunciou Thiago Filho.
“Nosso objetivo é instalar um total de 150 unidades, mas ainda não temos uma data fixada para chegar isto. Dependemos da formalização de parcerias com empresas, pois estes recipientes são fruto de doações.”
› FONTE: ALESC