Durante o mês de dezembro serão realizados 11 eventos comunitários em toda a cidade.
O primeiro encontro da agenda de eventos comunitários do Plano Diretor Participativo de São José ocorreu na região do Alto Forquilhas, na noite desta segunda-feira (1°), reunindo um público bastante expressivo.
Neste primeiro momento, a equipe técnica da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis) e os técnicos da Prefeitura de São José estão ajudando os cidadãos a refletir sobre a cidade. Nesta terça-feira (2), o evento comunitário será realizado na região do Sertão do Maruim, a partir das 19h, na Igreja Imaculado Coração de Maria.
Para reunir as informações, que servirão de base para a Leitura Comunitária do Plano Diretor, os participantes foram divididos em grupos menores para debater e elencar pontos positivos e negativos, considerando os potenciais e as necessidades da cidade. "A participação popular é muito importante e, neste primeiro dia, os moradores compareceram e aceitaram bem a proposta apresentada", afirmou o secretário municipal de Serviços Públicos, Michel Schlemper.
No começo da reunião, para contextualizar os participantes sobre o andamento do processo de reelaboração do Plano Diretor, o coordenador técnico, Edson Cattoni, fez uma breve apresentação da metodologia, etapas e procedimentos que serão adotados durante o trabalho de consultoria da Granfpolis.
De acordo com Cattoni, é a participação da sociedade, em todas as etapas do processo, que garantirá que o documento que represente as demandas reais da cidade. "É indispensável a contribuição de todos os pontos de vista e interesses", concluiu. Caso o contrário, segundo ele, sem representar as demandas do município, todos os planos diretores seriam iguais.
"É muito importante parar para discutir e pensar sobre a cidade", considerou o morador João Petry, que participou do evento comunitário no Alto Forquilhas. Para ele, ouvir a explicação dos técnicos sobre as etapas do Plano Diretor foi essencial para esclarecer as dúvidas da população. "No final, toda metodologia foi bem colocada", avaliou.
O secretário Michel Schlemper destaca todas as demandas apresentadas pelos moradores serão encaminhadas. "Mesmo aquelas que não fazem parte do processo de construção do Plano Diretor, serão registradas e repassadas para os órgãos responsáveis dentro da Prefeitura", garantiu.
Agenda de eventos comunitários
Durante o mês de dezembro serão realizados 11 eventos comunitários e um evento setorial, que reunirá entidades de classe e empresariais:
02/12 – Evento Comunitário na região de Sertão do Maruim, às 19 horas, no Salão da Capela Imaculado Coração de Maria
03/12 – Evento Comunitário na região de Colônia Santana, às 19 horas, no Salão da Igreja Santa Ana
04/12 – Evento Comunitário na região de Fazenda Santo Antônio, às 19 horas, no Salão da Igreja Santo Antônio
08/12– Evento Setorial, às 19 horas, no CATI
09/12 – Evento Comunitário na região do Kobrassol, às 19 horas, no Salão da Igreja São Francisco e Santa Rita de Cássia
10/12 – Evento Comunitário na região de Forquilhinha, às 19 horas, no Salão da Igreja Matriz
11/12 – Evento Comunitário na região de Barreiros, às 19 horas, no Salão São Judas Tadeu
15/12 – Evento Comunitário na região de Jardim Zanellato, às 19 horas, no Colégio Marista Municipal de São José
16/12 – Evento Comunitário na região de Areias, às 19 horas, no Salão da Igreja Santa Cruz
17/12 – Evento Comunitário na região de Forquilhas – Loteamento Lisboa, às 19 horas, na Capela Nossa Senhora de Fátima
18/12 – Evento Comunitário na região de Nossa Senhora do Rosário, às 19 horas, no Salão da Igreja Nossa Senhora do Rosário
› FONTE: Prefeitura de São José