Itajaí entrou definitivamente para a história dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Conquistou, pela primeira vez, o campeonato geral com dois dias de antecedência, nesta 54ª edição.
A cidade-sede dos jogos conseguiu entrar para o seleto grupo de municípios campeões, composto por Blumenau (40 títulos), Florianópolis (8) e Joinville (4) após dois vices campeonatos (2012 e 2013). Realizou, ainda, um feito inédito: Itajaí é a única campeã dos Jasc a atingir a marca de 369 pontos. O recorde anterior pertencia ao título de Blumenau, em 2007, nos jogos realizados em Jaraguá do Sul, quando conquistara 320 pontos.
No fim da rodada do último dia de disputas, nesta terça-feira (25), os itajaienses foram campeões em mais duas modalidades: no bolão 23 feminino e na bocha feminino da 1ª divisão. O quadro final de pontos ficou com Itajaí em primeiro lugar com 369 pontos, Blumenau em segundo lugar com 209 e Florianópolis em terceiro com 152.
No balanço geral, Itajaí faturou 33 troféus, sendo 21 de campeão. No masculino, conquistou o título no atletismo, bolão 16, bolão 23, ginástica artística, natação, karatê, judô, taekwondo, tênis, tênis de mesa, triatlon e no xadrez. Já no feminino Itajaí foi campeã no bolão 16, bocha 1ª divisão, bolão 23, ginástica artística, karatê, taekwondo, tênis, tênis de mesa e triatlon.
Fabrício Marinho, superintendente da Fundação Municipal de Esporte de Itajaí, destacou o envolvimento dos cidadãos itajaienses. “Os ginásios, locais de competição, escolas, estavam sempre lotados e isso fez com que os Jogos Abertos acontecidos aqui em Itajaí tivessem um clima muito bom e de torcida pela cidade”.
O trabalho de base também foi lembrado por Marinho como fundamental. “Nós já nos consolidamos como força no esporte, através dos Joguinhos, da Olesc e estávamos nos preparando para essa vitória”.
Cerimônia de encerramento
A cerimônia de encerramento da 54ª edição dos Jasc foi marcada pela alegria e pela emoção. A nostalgia também tomou conta do evento quando ex-atletas receberam homenagens.
A pira olímpica foi apagada no ritual de consagração ao fogo, reacendida simbolicamente e levada a Brusque, cidade do criador dos Jasc, Rubens Fachini, falecido em abril deste ano.
O presidente da Fesporte, Marcelo Kowalski, ressaltou o prestigio do público e o retorno positivo dos municípios. "A cidade de Itajaí está de parabéns pela organização e empenho para que tudo saísse da melhor forma possível", destacou.
Jandir Bellini, prefeito de Itajaí, agradeceu à Fesporte pela parceria na realização do evento e declarou estar muito satisfeito com o sucesso da competição. Já Álvaro Provesi, presidente da Comissão Central Organizadora Local, destacou o cuidado com a segurança e a tranquilidade com que foram realizados os jogos e as cerimônias. "Cuidamos da segurança, da urbanização e de muitos detalhes estruturais nas escolas, entre outros locais, para garantir o bem-estar de todos os participantes dos Jasc", afirmou.
Próximos Jasc
A 55ª edição dos Jogos Abertos, em 2015, acontecerá em parceria entre três cidades: Joaçaba, Luzerna e Herval D´Oeste. Joaçaba já sediou o Jasc por cinco vezes e, segundo Rafael Laske, prefeito do município, isso possibilita uma maior facilidade na organização do evento.
“Esperamos entrar no ano de 2015 já com recursos disponibilizados pelo governo do estado para que possamos, juntamente com as duas outras cidades, realizar um belo Jogos Abertos”.
O prefeito participou do encerramento dos Jasc de Itajaí e aproveitou para analisar o que a cidade realizou para adaptar à realidade de Joaçaba. “Esta edição foi muito bem organizada e vamos aproveitar os bons exemplos daqui para adaptar à nossa realidade”.
› FONTE: ALESC