Primeira edição da obra, que será apresentada no dia 28 de novembro, terá 500 exemplares gratuitos.
A união entre duas paixões - a arte e os games - motivou o diretor de criação e bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp, Nei Pelizzon, a adotar as duas áreas como objeto de estudo. Diante da ideia de que os jogos de vídeo game podem ser considerados arte, porém nem todos são obras-primas, nasceu o livro "Arte dos Games - 81 razões artísticas para jogar sem culpa".
A publicação, contemplada pelo edital Elisabete Anderle, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), será lançada no dia 28 de novembro, a partir das 19h, na Livraria Catarinense do Shopping Beira Mar, em Florianópolis. A primeira edição da obra, editada pela Pandion Editora, terá 500 exemplares para serem distribuídos gratuitamente e quem participar do evento de lançamento ganhará um livro autografado.
Pelizzon pretende estimular o debate entre diversos atores da área, como gamers e amantes dos jogos, artistas, jogadores iniciantes, jornalistas e formadores de opinião, sobre a arte no contexto do desenvolvimento de games.
O autor acredita que os games podem ser um instrumento útil ao desenvolvimento da sociedade, assim como as demais expressões artísticas, mas sem perder o seu propósito fundamental: a diversão. "O desafio é promover a aproximação e a troca de experiências e conhecimento entre agentes das duas áreas, para que cada vez mais haja jogos que não só nos entretenham, mas que também nos toquem e nos transformem", provoca.
Segundo o escritor, os games são produtos artísticos e de entretenimento relativamente recentes, criados há menos de 50 anos e, portanto, ainda têm muito a avançar.
"Penso que os jogos podem ser a porta de entrada para a arte, assim como o próprio cinema já é, mas sob um contexto bastante singular, sobretudo, por conta do potencial de storytelling e de imersão do jogador", afirma. De acordo com Pelizzon, no contexto dos games, a arte é capaz de ampliar as possibilidades de imersão, podendo provocar emoções e até mesmo a transformação psicossocial do indivíduo que joga.
Jogo sem culpa
A obra "Arte dos Games - 81 razões artísticas para jogar sem culpa" traz uma retrospectiva histórica dos jogos, em geral, e dos vídeo games, e a relacionada a aspectos sociais, econômicos e filosóficos. Apresenta as características de cada fase das gerações de gamers, a influência dos avanços tecnológicos e os tipos de jogadores.
Paralelamente, o autor aborda conceitos artísticos e sobre como a assimilação dos diferentes tipos de arte pode ser favorecida, quando aliada à diversão e à tecnologia. Por meio de uma linguagem descontraída, semelhante a dos jogos, o autor também aborda temas polêmicos, como vicio em games e a arte contemporânea.
"Com bom humor, pretendo incentivar a reflexão sobre o que temos produzido em relação à arte nos jogos e como podemos ir além, ao fortalecer a conexão entre as duas áreas", explica Pelizzon.
O projeto Arte dos Games nasceu em 2009, para provar que games podem ser classificados, já que alguns títulos se propõem a modificar a visão de mundo dos seus jogadores e até questionar valores. Inicialmente, a temática seria tratada por meio de audiovisual, mas a pesquisa propiciou a produção de um livro.
Atualmente, Pelizzon também promove o tema por meio de palestras em escolas e universidades, e ainda na página oficial do projeto, onde gamers podem compartilhar suas visões sobre o assunto.
SERVIÇO
Lançamento do livro "Arte dos Games - 81 razões artísticas para jogar sem culpa"
Data: sexta-feira, 28 de novembro
Horário: 19h
Local: Livraria Catarinense do Shopping Beira Mar (Rua Bocaiúva, 2.468 - Centro / Piso Sambaqui – L1, SUC 129/130)
https://www.facebook.com/ArteDosGames
› FONTE: Larissa Cabral