Entre os temas abordados estava o medo que as mulheres têm de pedir o divórcio.
A Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Habitação promoveu, nesta quarta-feira (19/11), mais uma palestra no Centro de Convivência do Idoso (CCI). Com o tema da violência doméstica, a atividade abordou as diferentes formas de agressão contra a mulher, seja física, moral ou sexual.
A palestra foi realizada pela psicóloga da Secretaria de Saúde, Cláudia Maria Petri. Ela destacou a importância de discutir o assunto e ressaltou que não existe mulher que goste de apanhar. "O que existe é mulher humilhada demais pra denunciar, machucada demais pra reagir, pobre demais pra ir embora", explicou Cláudia.
Entre os motivos para as mulheres não pedirem a separação nos casos de violência, os mais destacados na palestra foram os filhos, a questão financeira e a ideia de que o casamento deve durar para sempre.
Uma das participantes do grupo ouvia atentamente a psicóloga e relatou o quanto se identificava com o que estava sendo dito. "Eu apanhei do meu marido durante 20 anos e não me separava por medo e também por causa dos nossos filhos", contou a senhora que preferiu não se identificar.
Segundo a Secretária de Assistência Social, Cidadania e Habitação, Daniela de Bastos da Silva Back, que acompanhou a atividade, essas ações são importantes porque tendo acesso a mais informações, cada um deles pode se tornar multiplicador do conhecimento. "Esse trabalho já acontece há algum tempo e as palestras sempre abordam temas importantes, atuais e que podem estar presentes no cotidiano deles", afirmou Daniela de Bastos da Silva Back.
› FONTE: Prefeitura de Itapema