Como parte da programação do Dia Nacional da Consciência Negra, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) traz ao público infantojuvenil, no dia 20 de novembro, a publicação do livro Um Griot e dois Orikis, que narra histórias de personalidades afro-catarinenses. O lançamento será feito no Museu Histórico de Santa Catarina, localizado no Palácio Cruz e Sousa, no Centro de Florianópolis, às 19h.
Um Griot e dois Orikis é uma caixa-livro, com dois exemplares escritos por Lau Santos que promove e difunde a cultura afro-brasileira. Nestas narrativas ficcionais, o autor resgata o Cacumbi, representado nos personagens Pedro Leite e Capitão Amaro, e o instrumento Orocongo, que aparece representado na figura emblemática do Seu Gentil do Orocongo.
Oriki é uma narrativa ancestral iorubana e o personagem do Griot é o narrador destas histórias. É ele quem conta e canta a memória dos povos africanos.
Esta edição será distribuída gratuitamente nas escolas públicas do Estado, para resgatar e preservar a memória afro-catarinense.
O lançamento faz parte da programação Novembro Consciência Negra, promovida em conjunto com a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), com apoio da Prefeitura e Fundação Municipal de Cultura e Turismo de São José, Coletivo Kurima - Estudantes Negros e Negras da UFSC e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
Serviço
O quê: Lançamento do Livro Um Griot e dois Orikis de Lau Santos.
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina, localizado no Palácio Cruz e Sousa (Praça XV, Centro de Florianópolis).
Quando: 20 de novembro, a partir das 19h.
› FONTE: Governo do Estado de SC