Cerca de 19 mil cartas foram recebidas pela campanha "Papai Noel dos Correios" este ano em Santa Catarina. Os remetentes são alunos de séries iniciais de 220 instituições públicas indicadas pelas Secretarias de Educação de 49 municípios.
Para adotar cartinhas com pedidos de presentes de natal de crianças em situação de vulnerabilidade social, os interessados devem ir a uma agência dos Correios até o dia 28 de novembro.
O objetivo da campanha, que completa 25 anos em 2014, é responder às crianças que escrevem ao Papai Noel e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes. "O apelo é para que as pessoas participem, adotem as cartinhas e contribuam para manter a magia do natal, realizando os sonhos das crianças", disse o assessor de comunicação dos Correios de Santa Catarina, Genésio Silva. A expectativa é positiva. "Temos um histórico muito bom no estado. Como o apoio da comunidade, temos alcançado índices entre 99% e 100% de adoção de cartas."
Nos últimos quatro anos, Santa Catarina tem adotado um procedimento diferenciado em relação aos demais estados brasileiros. "Trabalhamos quase que exclusivamente com escolas sugeridas pelas Secretarias de Educação, conforme critérios de vulnerabilidade social. Isso porque percebemos que alguns solicitantes não tinham necessidades, então não havia o apelo social. A iniciativa também facilita a logística de entrega dos presentes", explicou Silva.
Além de fomentar a solidariedade e a cidadania, o projeto também tem como diretrizes incentivar a escrita e ensinar às crianças habilidades de redação de carta, endereçamento e uso correto do CEP.
Exemplo
O funcionário público federal Valter Geraldino Valgas participa da campanha como padrinho pela primeira vez. Ele compareceu nesta segunda-feira (17) ao Centro Administrativo e Operacional dos Correios, em São José, e escolheu duas cartinhas. "Uma pra mim e outra para a minha esposa", falou. "Tem muita gente que precisa e não tem condições. Seria muito bom se todo mundo pudesse ajudar um pouquinho."
Como participar
· Entre em contato com os Correios do seu Estado. O cronograma e os pontos de adoção de cartas em Santa Catarina estão disponíveis aqui
· Escolha as cartas que irá adotar
· No ato da retirada da carta, deverão ser informados nome e telefone de contato
· Não há limite de cartas por padrinho. No entanto, lembre-se de que você é responsável pelas cartas que pegar para adotar. Uma desistência impede que a carta seja adotada por outro padrinho
· Os presentes deverão corresponder aos pedidos formulados nas cartas
· Entregue os presentes no local e na data definidos pelos Correios na sua localidade. Em Santa Catarina, o prazo para recebimento de presentes encerra no dia 2 de dezembro (terça-feira)
· Os Correios se encarregam de enviar os presentes para as escolas participantes, que se responsabilizam pela entrega às crianças
› FONTE: ALESC