No primeiro dia de competições do atletismo na 54ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), na manhã deste sábado (15), em Itajaí, tão importante quanto os resultados foi a satisfação de ver familiares participaram da maior competição esportiva do estado.
"Poder competir por Santa Catarina, que é minha terra, é emocionante e importante. Minha família só me viu competindo uma vez e poder vê-los aqui para mim é mais importante", resumiu Mariana Marcelino, campeã do lançamento do martelo, que competiu por Brusque. Com a marca de 55,17 metros, ela conquistou a primeira medalha de outro dos Jasc 2014.
Para William Campos da Silva, de São José, a medalha de prata nos 100 metros rasos, teve um momento especial. A avó, de quase 80 anos de idade, veio diretamente da Grande Florianópolis, acompanhada de vários familiares, para entregar a medalha ao neto.
Festa dourada do prata da casa
O campeão dos 100 metros rasos, Rodrigo do Nascimento, conquistou a primeira medalha de ouro da anfitriã Itajaí nos Jasc 2014. Diante da família, a festa foi maior ainda. Da arquibancada, a mãe, Roseana, com um celular, registrada cada momento de glória de Rodrigo. "Filho de ouro, te amo cara!", gritava.
O corredor é um dos bons exemplos de que o trabalho de base no esporte, se feito com qualidade e persistência, rende excelentes resultados. Enquanto muitos atletas são contratados de outras cidades e até de outros estados para representarem cidades catarinenses nos Jogos Abertos, o itajaiense Rodrigo foi formado na escolinha da Associação Comunidade de Atletismo (ACA) de Itajaí.
"Eu comecei a treinar no atletismo, mas parei e fui tentar outros esportes. Até que o treinador Luciano Moser me mostrou que eu poderia me tornar um grande atleta e me convenceu a voltar". Rodrigo voltou a treinar aos 17 anos e hoje, aos 20, sonha alto. "Meu objetivo é sonho olímpico, é chegar a uma olimpíada", afirma.
Outros resultados
Além do ouro nos 100 metros, Itajaí ficou com o primeiro lugar no salto em altura masculino, com o atleta Jorge Bernardes. Outras provas também foram definidas na manhã deste sábado. O lançamento de martelo masculino foi vencido por Luis Felipe dos Reis, de Blumenau. Nos 10 mil metros rasos feminino, o ouro foi conquistado por Concórdia, pela atleta Josiane da Silva.
Já Fernanda Araújo da Silva, de Brusque, pode ser considerada a mulher mais rápida de Santa Catarina. Ela venceu a disputa dos 100 metros rasos com o tempo de 11s92. As competições de atletismo no Jasc 2014 prosseguem até segunda-feira (17), no estádio situado atrás da Câmara Municipal de Itajaí.
› FONTE: ALESC