Neste domingo (16), 14.604 candidatos farão as provas do Vestibular de Verão 2015 da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que serão aplicadas em oito cidades catarinenses: Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna e São Bento do Sul. Os locais podem ser consultados na internet.
São1.289 vagas de 49 cursos presenciais em disputa, o que representa 75% do total aberto pela Udesc para o próximo semestre. As demais vagas serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Os únicos cursos que oferecem 100% das vagas pelo vestibular são Teatro e os de Música (Licenciatura e Bacharelado), que exigem uma prova prática de habilidade específica.
Questões, gabarito e resultado
De acordo com o edital, o Vestibular de Verão 2015 terá 50 questões objetivas na prova da manhã, das 9h às 12h30, sendo 14 de Biologia, 14 de Matemática, 14 de Português e oito de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol).
À tarde, das 15h às 19h30, haverá redação sobre atualidades e conhecimentos gerais e mais 50 questões objetivas: 14 de Física, 14 de Química, 11 de História e 11 de Geografia.
Os candidatos poderão ter acesso aos arquivos das provas e aos gabaritos a partir das 20h30 de domingo. O prazo para recorrer contra as questões será de 48 horas após essa divulgação.
O anúncio dos classificados em primeira chamada será feito até 10 de dezembro na Reitoria da Udesc, em Florianópolis, e no site do vestibular. Já a matrícula dos aprovados nessa chamada deverá ser feita em 5 e 6 de fevereiro, conforme previsto no Calendário Acadêmico 2015.
A Coordenadoria do Vestibular da Udesc fará plantão no sábado, 15, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e no domingo, a partir das 8h, para tirar dúvidas. Os meios de contato são os telefones (48) 3321-8098 e 3321-8147 e o e-mail [email protected].
Recomendações importantes
A coordenadoria recomenda aos candidatos que consultem os locais das provas, leiam o edital com bastante atenção e cheguem aos locais indicados com 30 minutos de antecedência.
Para ter acesso às salas, é preciso levar o documento original de identidade emitido pelo país de origem ou o passaporte (documento usado para efetuar a inscrição) atualizado e em perfeito estado.
A coordenadoria também recomenda que os vestibulandos se informem sobre as condições de trânsito. Em Florianópolis, por exemplo, será disputada uma etapa da corrida Sesi Farmácia Life Run, que terá largada às 8h30, no Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte.
Segundo a Guarda Municipal, será fechado o trecho da avenida no sentido bairro-Centro que vai do Elevado do CIC até a Rua Arno Hoeschl. No sentido inverso, não haverá alterações.
Os portões em todas as cidades serão fechados dez minutos antes do início das provas. Quem chegar depois dos horários definidos pelo edital não poderá fazer o vestibular, independentemente dos motivos alegados.
Para a realização das provas, os candidatos deverão se apresentar com caneta esferográfica fabricada em material transparente com tinta de cor azul ou preta. Outros pontos sobre materiais permitidos e proibidos podem ser consultados no item 7 do edital.
Número recorde de vestibulandos e índices por vaga
O total de candidatos do Vestibular de Verão 2015 é o novo recorde da Udesc. Nos últimos três anos, a procura pelas edições de Verão aumentou 40%, passando de 10.389 candidatos em 2011 para quase 15 mil agora.
Os cinco cursos mais procurados no índice geral desta edição são os mesmos do Vestibular de Verão 2014. O mais concorrido é Fisioterapia, em Florianópolis, com 41,87 candidatos por vaga.
Medicina Veterinária, em Lages, está em segundo lugar, com 37,73, e Design Gráfico, em Florianópolis, é o terceiro colocado, com 34,00. A lista segue com Engenharia de Petróleo, em Balneário Camboriú, com 30,43, e Engenharia Civil, em Joinville, com 28,66.
Neste vestibular, a Udesc manterá o sistema de cotas com o Programa de Ações Afirmativas. Das vagas de cada curso, 20% estão reservadas para candidatos que tenham feito todo o ensino médio na rede pública e 10% para candidatos negros.
Os candidatos também podem conferir os índices de vaga para não optantes de cotas, para negros e para alunos que fizeram todo o ensino médio em escola pública.
› FONTE: Governo do Estado de SC