Quem segue pela BR-280, na região de Jaraguá do Sul, já pode observar máquinas e o trabalho de terraplenagem para duplicação de uma das principais rodovias na região Norte catarinense.
O trecho de 74,6 quilômetros a ser duplicado, entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul, deve aliviar o tráfego intenso no local, por onde é escoada grande parte da produção agropecuária e industrial do estado. Para acompanhar e fiscalizar as obras, a Assembleia Legislativa vai criar uma Frente Parlamentar.
Segundo o deputado Carlos Chiodini (PMDB), as assinaturas necessárias para a instalação do colegiado já foram colhidas e o pedido, protocolado na Mesa.
"Nós vamos fazer o acompanhamento dos serviços necessários e a cobrança devida com um instrumento legislativo da Assembleia. É uma frente mista, com a participação de vereadores, deputados federais e senadores, que tem como objetivo o bom andamento e agilidade nas obras de duplicação da BR-280", explica o deputado, propositor da Frente Parlamentar.
Chiodini ressalta que o acompanhamento serve também para prestar contas à sociedade que “ha décadas ouviu promessas” para a realização dessa obra. "A duplicação da BR-280 tem uma importância imensurável para o setor produtivo e para as pessoas que ali vivem e trafegam todos os dias na rodovia".
A criação da Frente Parlamentar para acompanhar a obra tem o apoio institucional da Presidência da Assembleia Legislativa. “É importante que o parlamento estadual acompanhe o andamento de todas as obras de infraestrutura rodoviária do Estado, pois o desempenho da economia passa por essas estradas, que também precisam estar em boas condições de tráfego para garantir a segurança do catarinense”, destacou o deputado Romildo Titon (PMDB), presidente da Assembleia.
Detalhes
A BR-280 é considerada a principal ligação entre o Planalto, o Oeste e o Porto de São Francisco do Sul. Esperada há pelo menos duas décadas, a duplicação da BR-280 passou por uma série de entraves jurídicos e ambientais antes de começar a sair do papel, em junho deste ano.
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), no planejamento dos trabalhos, o trecho foi dividido em três lotes. O primeiro fica entre São Francisco do Sul e a BR-101; o segundo vai do trevo de acesso a Jaraguá do Sul até Guaramirim; e o terceiro será o contorno viário que vai desviar o trânsito do Centro de Jaraguá do Sul.
O superintendente do Dnit em Santa Catarina, Vissilar Pretto, explica que as obras de duplicação da rodovia têm o custo estimado em R$ 970 milhões.
“Os recursos estão garantidos pelo governo federal”, afirma. O trecho que liga a BR-101 a São Francisco do Sul está sem obras ainda, porém já licitado. “Estamos em fase de contratação com a construtora para a emissão da Ordem de Serviço”. A conclusão dos serviços está prevista para meados de 2017.
› FONTE: ALESC