A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou por unanimidade nesta semana a Moção 98/2014, apresentada pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT), que solicita a permanência da Força Nacional de Segurança no trabalho conjunto com as polícias Federal, Civil e Militar, na faixa de fronteira do Brasil com a Argentina.
O argumento do parlamentar é que nos mais de 246 quilômetros de fronteira o trabalho surtiu efeito positivo não só no combate ao tráfico de drogas, mas também à segurança das comunidades dos 10 municípios do Extremo Oeste que estão na faixa divisória com a Argentina.
Padre Pedro também solicita a ampliação do efetivo policial do Estado na região, com adoção de tecnologia atualizada para facilitar o trabalho dos agentes. “A questão não se resume ao tráfico e a outros crimes de maior vulto, mas também à própria relação que as comunidades podem estabelecer com as polícias. A ampliação da estrutura, de pessoal e a tecnologia permitem, também, a criação de planos regionais de polícia comunitária, por exemplo, com uma atuação conjunta dos órgãos de segurança”, destacou o parlamentar.
› FONTE: ALESC