A 18ª edição do Parlamento Jovem Catarinense vai começar segunda-feira (10) com recepção dos 40 deputados estudantes representantes de oito escolas de cinco regiões do Estado que vivenciarão por quatro dias o funcionamento do Poder Legislativo, em sua sede na Capital.
No último dia, quinta-feira (13), os jovens participarão de sessão solene feita aos moldes do Regimento Interno durante a qual apresentarão proposições, desde requerimentos até projetos de lei. O programa é organizado duas vezes por ano pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.
O que é o Parlamento Jovem
O Parlamento Jovem Catarinense foi criado com o objetivo de estimular a participação da juventude na política, mediante a ampliação de seus conhecimentos sobre o processo democrático brasileiro e a atuação em uma jornada parlamentar na Assembleia Legislativa.
O programa é voltado a estudantes com até 21 anos, matriculados no ensino médio das redes de ensino pública e privada.
A cada edição, são selecionadas oito unidades escolares, cada uma representando uma região do estado. Os estudantes das escolas sorteadas elegem cinco representantes, totalizando 40 deputados jovens. Os participantes recebem formação específica, elaboram proposições e vivenciam a rotina dos parlamentares no desempenho de suas atribuições ao longo de três dias de atividades na sede do Poder Legislativo estadual, em Florianópolis.
› FONTE: ALESC