Audiência pública apresentou novo edital, que será publicado ainda este mês
Redução da tarifa, recuperação da eficiência do sistema, renovação da frota, maior conforto aos passageiros, 100% dos ônibus adaptados a portadores de deficiência, controle eletrônico da frota, ônibus com GPS, ar-condicionado nas linhas médias e longas e integração em qualquer ponto, não mais apenas nos terminais.
Essas foram algumas das diretrizes da proposta de novo sistema público de passageiros de Florianópolis, apresentadas pela prefeitura em audiência pública na manhã desta segunda-feira no Tribunal de Contas do Estado.
Uma das novidades é o chamado Sistema de Apoio a Operação (SAO), que vai controlar e gerenciar 24 horas a operação do sistema.
Com isso, será possível obter informações em tempo real de tudo o que acontece no sistema, permitindo agir de forma rápida e eficiente sempre que houver algum tipo de problema. Por exemplo, se alguma linha precisa de reforço no número de coletivos, o sistema identifica imediatamente, permitindo assim a otimização da frota e o pronto atendimento aos usuários. O controle de passageiros também vai ser eficiente, impedindo a superlotação dos coletivos.
O SAO vai planejar, otimizar e programar as linhas, gerir as viagens online, fiscalizar indicadores de qualidade das empresas operadoras – índice de quebra, de cumprimento de viagem, de intervalo, de cumprimento de frota etc-, o que atualmente não existe. Além disso, o SAO vai fiscalizar o cumprimento de itinerários e horários, além de servir como base para integração do sistema de transporte coletivo com outros modais que possam ser implantados no futuro.
A tecnologia também vai estar presente no novo modelo com a Central de Controle, que vai coordenar uma frota de ônibus equipados com câmeras de videomonitoramento e sistema de localização, o que vai permitir ao passageiro, por smart phone ou telefone celular, buscar informações precisas sobre itinerário. Todos os terminais serão equipados com painéis de LED.
Poder público vai intervir para restabelecer operação do sistema
Ao contrário do que acontece atualmente, as empresas não serão mais remuneradas por quilômetro percorrido, mas sim pelo resultado apresentado em indicadores de qualidade, como eficiência, pontualidade, atendimento ao usuário, entre outros. Além disso, o poder público municipal vai ter poderes para intervir sempre que for necessário restabelecer a operação do sistema em caso de obstrução.
Outra inovação será a ampla e irrestrita transparência do manual de cálculo tarifário, que será totalmente remodelado, e, ao contrário do que acontece hoje, será de fácil compreensão e vai ficar disponível para consulta pública na internet.
“O edital para operação do novo sistema de transporte coletivo é inspirado no que há de mais moderno no mundo, tem no atendimento ao usuário o seu foco. Não há sistema parecido operando no país. Vamos reduzir a tarifa e tornar o sistema mais eficiente, além de trabalhar muito com indicadores de qualidade e pesquisas de satisfação dos passageiros”, define o prefeito Cesar Souza Júnior.
› FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação