A maior competição escolar do Brasil está chegando a João Pessoa, na Paraíba, com mais um recorde de participantes. Entre 6 e 15 de novembro, mais de 4.000 jovens atletas de 15 a 17 anos de todo o país se reunirão na capital paraibana para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude.
A competição organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) já se consolidou como o grande evento revelador de talentos para o esporte do Brasil, reunindo estudantes de todos os estados brasileiros na disputa de 13 modalidades esportivas, além de várias atividades culturais e educativas.
Santa Catarina participará com uma delegação de 183 pessoas, sendo 157 atletas de 66 escolas. No período, irão disputar nas modalidades de atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia, vôlei e xadrez.
Parte da delegação – composta por maioria de atletas das modalidades individuais – embarca nesta quarta-feira, dia 5. A outra parte – formada por estudantes das modalidades coletivas – viaja dia 10.
Ano passado, na competição realizada em Belém (PA), SC conquistou 33 medalhas, sendo 14 de ouro, nove de prata, e 10 de bronze. A expectativa de Ademar José da Silva, chefe da delegação catarinense e gerente de esporte de base e inclusão da Fesporte (entidade que gerencia a delegação estadual), é que o Estado supere esta marca.
“A cada ano crescemos na competição. Ano passado só perdermos em número de medalhas para São Paulo e Rio de Janeiro e temos a certeza que faremos novamente um bonito papel na competição”.
Entre as escolas favoritas para a conquista de uma medalha de ouro figuram a Escola Estadual Francisco Mazolla, de Nova Trento, a atual campeã no vôlei feminino. Ano passado, a escola venceu na final o Centro Educacional da Lagoa do Rio de Janeiro por 3 a 2 e está confiante no bicampeonato.
Os Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2014 envolverão aproximadamente 4.700 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes dos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal e uma delegação da cidade sede.
O recorde anterior foi da etapa realizada em Belém (PA), em 2013, com 4.684 participantes, sendo 3.982 atletas. Integrantes do COB estão na capital paraibana desde o início da semana para acertar os últimos detalhes para o início da competição.
› FONTE: Governo do Estado de SC