foto: Coronel Onir Mocellin, responsável pelo comando da Operação Vereneio - Carlos Kilian/Agência AL
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina contará com cerca de 1,5 mil guarda-vidas durante a Operação Veraneio 2014/2015, que começa em dezembro.
Conforme a corporação, haverá mais de 280 postos de observação em 155 praias e balneários de 34 municípios. Para esta temporada, estima-se um crescimento de 15% no número de turistas no estado.
Segundo o coronel Onir Mocellin, responsável pelo comando da Operação Vereneio, dos 1,5 mil guarda-vidas, 1,2 mil são civis e passaram por intenso treinamento para a temporada. “Todos os anos fazemos cursos, formando de 20 a 30 novos guarda-vidas em cada cidade. São pessoas da comunidade que recebem instrução sobre prevenção, resgate, primeiros socorros e passam por várias provas teóricas e práticas”, comenta.
Cada guarda-vidas civil recebe uma diária de R$ 125, além de equipamentos de trabalho e uniforme, para uma jornada que pode chegar a 12 horas por dia. A função principal deles é atuar na prevenção, orientando os banhistas e advertindo-os em casos de condutas perigosas.
Riscos
Segundo o coronel, a embriaguez é o principal fator de risco no caso dos afogamentos. Além de evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, os banhistas também devem ficar atentos às correntes de retorno, responsáveis por 95% dos casos de afogamento. “Os pontos onde há essas correntes são sinalizadas com bandeiras vermelhas e isoladas com fitas zebradas”, esclarece.
Em Santa Catarina, as praias de Ingleses, na Capital, e de Bombas, em Bombinhas, estão entre as que mais registram casos de afogamento, segundo o coronel.
Já as mortes por afogamento têm ocorrido com maior frequência em Itapoá, no Litoral Norte. “São 32 quilômetros de praia, com águas quentes que têm atraído a cada ano um número maior de turistas. Essa é uma das praias que mais nos preocupa”, afirma Mocellin.
A Operação Vereneio começa oficialmente em dezembro e prossegue até o fim do carnaval. Os Bombeiros, no entanto, também trabalham com a pré-temporada e a pós-temporada.
A primeira vai de outubro a dezembro. “Nesse período, recebemos muitos turistas por conta das festas de outubro e há uma demanda a ser atendida”, diz Mocellin. A pós-temporada vai do fim do carnaval até o começo de maio. “Tanto na pré quanto na pós-temporada nós mantemos guarda-vidas nas praias”.
› FONTE: ALESC