Criadores de todo país trarão animais para provas funcionais e sociais de 4 a 9 de novembro.
Florianópolis sediará pela primeira vez o Campeonato Brasileiro de Marcha Batida. O evento que em 2014 chega à XVII edição irá eleger os melhores cavalos mangalarga marchadores do país, de 4 a 9 de novembro, na Sociedade Hípica Catarinense.
Além dos julgamentos, outras atrações estão programadas, como a VII Exposição Brasileira do Criador do Cavalo Mangalarga Marchador, que também ocorre de 4 a 9 de novembro, e no dia 8 a 6ª edição do Marchador Fest, na Associação Catarinense de Medicina – ACM. Conhecida como o “Oscar da Raça”, a festa premiará aqueles que se destacaram no setor equestre em 2014.
Ao todo, cerca de 600 cavalos de todo o país irão participar de concursos de marcha, julgamentos, provas funcionais e sociais. O campeonato vem à Santa Catarina em razão do destaque do Estado neste segmento, com a oferta cada vez maior de cavalos mangalarga marchador de alta qualidade e cobiçados por grandes criadores. A organização espera um público superior a duas mil pessoas.
Marcha
O andamento marchado do cavalo é uma herança genética. Ele se apresenta como uma cadência de quatro a oito tempos, sem momento de suspensão. Isso diminui o atrito percebido pelo cavaleiro e proporciona uma equitação suave e menos desgastante.
É por esta razão que os cavalos de marcha são os preferidos em todo mundo, não apenas pelos cavaleiros adeptos a longas cavalgadas e jornadas diárias. Outro diferencial apaixonante da raça é sua docilidade e seu temperamento de sela.
A marcha picada apresenta um maior tempo de apoios laterais, já marcha a batida, tem um maior tempo de apoios diagonais. O mangalarga marchador se destaca como um dos melhores animais para a montaria e, principalmente, pela sua funcionalidade.
Marcha batida
Ocorre quando evidencia-se um maior tempo de deslocamento (elevação, avanço e apoio) dos bípedes diagonais. Na sequência de apoios, o casco do membro posterior toca o solo imediatamente após o apoio do casco do membro anterior.
É um andamento de 4 tempos, com as batidas dos cascos aproximando-se duas a duas na audição. Comparativamente à marcha picada, devido ao maior tempo de equilíbrio de sustentação sobre apoios bipedais diagonais, que ocorre na marcha batida, a regularidade e a impulsão são favorecidas e, consequentemente, o desenvolvimento da marcha.
Marcha picada
É uma marcha predominantemente lateralizada, natural, executada em quatro tempos, com reações extremamente suaves para o cavaleiro, sendo caracterizada pelo apoio, elevação e avanço dos membros laterais nitidamente descompassados, intercalados ora por um apoio diagonal ora por um apoio tripedal, provocando sobre terreno plano e sólido 1,2,3,4 batidas em cada passada completa.
Serviço
O que: XVII Campeonato Brasileiro de Marcha Batida e a 6ª edição do Marchador Fest
Quando: 04 a 09 de novembro
Onde: Sociedade Hípica Catarinense - Rodovia SC 401, 4677 - Saco Grande II, Florianópolis - SC
Horário: 9h às 18h
› FONTE: Apoio Comunicação