Transporte público da capital terá novas linhas, ampliação do horário e renovação da frota.
A partir deste sábado (1) o Consórcio Fênix assumirá o serviço de transporte público de Florianópolis. Todo o planejamento foi feito pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e será operado pelo consórcio, que venceu a licitação realizada neste ano.
Além de novas linhas e itinerários, ampliação dos horários, ligações entre bairros e continente, o projeto prevê a implantação do Sistema de Apoio à Operação, que já é usado com êxito em grandes cidades mundiais. O objetivo é garantir a melhoria contínua dos serviços, garantindo mais conforto e agilidade à população.
"O consórcio adquiriu 76 novos veículos, convencionais e executivos, o que equivale a uma renovação de 14,5% da frota, totalizada em 524 unidades. Com essa renovação, a idade média da frota passa a ser de 5,4 anos, a menor da história do município", conta Anderson Nazário, advogado do Consórcio Fênix.
Quatro linhas inéditas também estarão em funcionamento a partir deste sábado e algumas, inclusive, passarão a integrar a região continental aos bairros do Córrego Grande e Santa Mônica. São elas ´Muquém´, ´Córrego Grande via Poção´, ´Abrão - Córrego Grande´ e ´Corredor Continente - Santa Mônica´. Serão disponibilizados 132 novos horários e é possível conferir a programação no site do consórcio (www.consorciofenix.com.br).
Sistema de Ajuda à Operação:
Também está prevista a construção do CCO (Centro de Controle à Operação), onde será implementado o SAO (Sistema de Ajuda à Operação). O projeto para a construção do CCO, que é a parte física do projeto, aguarda a expedição do alvará de construção pelo Município de Florianópolis. Uma vez finalizada a obra, começará a ser instalado o SAO, que é a parte tecnológica.
Principais novidades:
- 76 novos carros;
- 4 novas linhas;
- 132 novos horários;
- Novas ligações diretas, possibilitando rotas alternativas de acesso a hospital, clínicas, colégios, universidades e shoppings.
› FONTE: Palavracom