A Polícia Militar de Santa Catarina (PM/SC) forma nova turma no Curso de Formação de Oficiais (CFO) no dia 4 de dezembro, quando 30 cadetes serão promovidos a aspirantes oficiais. Após estágio probatório de seis meses, os policiais devem ser elevados à patente de 2º Tenente, que é o primeiro posto do oficialato.
Na tarde desta terça-feira (28), um grupo representante dos formandos esteve na Assembleia Legislativa para entrega do convite oficial ao presidente da Casa, deputado Romildo Titon (PMDB). O chefe de Gabinete da Presidência, Antoninho Gonçalves, recebeu o convite em nome de Titon.
“Viemos cumprir uma tradição, que é convidar o chefe do Poder Legislativo para formatura de nossos cadetes aspirantes a oficias”, disse o coronel Marcos Vieira, comandante da Academia da Polícia Militar. A turma de formandos do CFO de 2014 leva o nome “Coronel PM RR José Valter Alves”, ex-chefe do Estado Maior-Geral, falecido no mês de agosto deste ano.
Para chegar ao oficialato da PM/SC é necessário prestar concurso público e ser bacharel em Direito. O curso de formação tem duração de dois anos, mais o estágio de seis meses, quando os policiais já assumem a funções de chefia. A atuação anterior na polícia não é pré-requisito para ser oficial.
No grupo formando deste ano, são 28 homens e duas mulheres. Destes, quatro já atuavam na corporação militar catarinense, conforme destacou o cadete Claudemir Rönning. “Agora a expectativa é grande para iniciar os trabalhos no oficialato”, resumiu o policial.
› FONTE: ALESC