Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Startup ajuda atletas conseguirem patrocínio e divulgação

Publicado em 22/10/2014 Editoria: Esporte Comente!


foto: O proje to faz parte do programa StartPB, programa de capacitação realizado pelo SEBRAE

foto: O proje to faz parte do programa StartPB, programa de capacitação realizado pelo SEBRAE

Plataforma Atletas Brasil permite que esportistas criem a sua página oficial e ganhem diferentes formas de conseguir patrocinadores.

Quem conhece um pouco de esporte, principalmente o brasileiro, sabe o quanto o atleta sofre. Geralmente, apenas times de elite do futebol brasileiro e atletas extremamente renomados possuem espaço. Uma pesquisa feita pelo canal Atletas Brasil com mais de uma centena de esportistas amadores e profissionais constatou que 70% deles possuem dificuldade em conseguir divulgação e 92% relataram problemas para obter patrocínio.

Com tantos obstáculos ainda a serem superados em prol ao esporte, foi lançado recentemente um canal que busca enfrentar esses desafios de frente: o Atletas Brasil (www.atletasbrasil.com.br). Nele, o atleta – amador, profissional ou técnico – poderá ter de forma gratuita a sua própria página oficial com seus dados, histórico, fotos, vídeos, títulos, links de matérias suas na imprensa, entre outros.

Patrocínios

O perfil permite que o atleta tenha quatro diferentes formas para obter apoio financeiro e patrocínio. Um deles é o botão "padrinhos" nas páginas dos perfis, onde empresas, familiares, amigos e apaixonados por esporte podem contribuir com o atleta de sua escolha. A outra forma é a Loja participativa, em que o internauta compra um produto na loja Atletas Brasil e uma porcentagem do valor da venda é revertida ao esportista escolhida pelo comprador.

A terceira, q ue ainda será lançada, é o Financiamento coletivo. Nele, os atletas poderão expor projetos específicos e a necessidade financeira para implementá-lo (participar de competição, conseguir equipamentos para o treino ou outro) e poderão receber colaborações dos internautas.

O atleta, por sua vez, dará uma contrapartida, que pode ser um agradecimento, um dia de treinamento ou outra forma criativa de agradecer aos seus patrocinadores.

E a quarta é através do patrocínio formal, onde o atleta poderá receber um apoio financeiro mais elevado e, em troca, poderá participar de campanhas e ações de Marketing promovido pela empresa.

Canal irá aproximar as empresas

Outra grande novidade que promete transformar a vida do esportista &eac ute; a aproximação direta que com as empresas através da Lei de Incentivo ao Esporte. Pessoas físicas e jurídicas podem investir até 6% do que pagariam de Imposto de Renda em projetos esportivos aprovados pelo Ministério do Esporte.

Apesar dessa lei ser muito vantajosa para a organização, um pouco mais de mil empresas – de um universo de seis milhões – a utilizam. Para Fábio Bandeira de Mello, um dos fundadores do Atletas Brasil, “muitas organizações não usam por desconhecimento e pela burocracia que esse procedimento leva.

O nosso trabalho fará todo esse acompanhamento e assessoria para que mais empresas e atletas aproveitem esse benefício”, indica.

 

 

 

 

› FONTE: Fábio Bandeira

Comentários