O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), abrirá nesta quinta-feira, dia 23, a exposição “Na sombra de uma origem”, de Alexandra Ungern-Sternberg, contemplada pelo edital de exposições do museu para o ano de 2014.
O MIS/SC está localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. A entrada é gratuita e a visitação fica aberta até janeiro de 2015, de terça-feira a sábado, das 10h às 20h30min; domingos e feriados, das 10h às 19h30min.
Inspirada em uma viagem exploratória a uma comunidade indígena junto ao Rio Araguaia, no Tocantins, a artista cria um teatro de sombras apresentadas como fotografias. As imagens narram a lenda de origem de um povo indígena que vivia no fundo do Rio Araguaia, onde eram imortais.
Arriscando-se a viver na superfície, passa por árduas tentativas para sobreviver, mas longe do refúgio das águas, a morte era inevitável. O deus “Kanansiue” como criador e protetor se mantém presente e vai ao auxílio de seus seguidores durante toda a saga pela sobrevivência.
O elemento principal utilizado nesta obra é a sombra e carrega um significado importante nas artes visuais, cênicas, na história da arte e na história cultural de vários povos.
O psicólogo suíço Carl Gustav Jung relata que as sombras “são potencialidades que nos habitam e dão matéria de gestos espontâneos e criativos”. A sombra tem também forte relação com a pintura.
“A ideia surgiu com meu fascínio pela sombra desde a minha infância. Quando não tínhamos luz elétrica em casa, devido a algum temporal, fazíamos figuras com as mãos e as projetávamos à luz de velas na parede branca. Fascinava-me ver algo na sombra, totalmente diferente do que a minha própria mão. Eu e minha avó inventávamos estórias com nossas figuras de sombra”, conta Alexandra.
Para visitar
O quê: Exposição Na sombra de uma origem
Abertura: 23 de outubro, às 19h30min.
Visitação: de 24 de outubro de 2014 a 3 de janeiro de 2015.
De terça-feira a sábado, das 10h às 20h30min; domingos e feriados, das 10h às 19h30min.
Onde: Museu da Imagem e do Som (MIS/SC), no Centro Integrado de Cultura (CIC) - Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis (SC).
Entrada gratuita
› FONTE: Governo do Estado de SC