Continua o atendimento às vítimas da queda de granizo, na última segunda-feira (13), nas regiões mais afetadas em Santa Catarina. Em Lages, o município foi dividido em sete áreas de atuação. Equipes de segurança, do município e defesas civis municipais e do Estado fazem a entrega de telhas para as casas mais atingidas pelo fenômeno.
Os trabalhos são acompanhados de perto pelo governador, Raimundo Colombo, e no município, a coordenação está sob responsabilidade do Secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, que permanece em Lages, desde segunda,13.
Atá agora, a Defesa Civil de Santa Catarina destinou cerca de 60 rolos de lonas, de 100 metros cada, com seis metros de largura cada. Foram encaminhadas 14,1 mil cumeeiras, 1,2 mil quilos de pregos para telhas e quase 60 mil telhas.
Também foram enviados mais de 10,5 mil kits de higiene, limpeza, de acomodação de solteiro e colchões de solteiro.
Os recursos para aquisição desses itens de auxílio humanitário superam os R$ 829,3 mil e são provenientes do Fundo Estadual da Defesa Civil.
A previsão da diretora financeira, da Defesa Civil de Santa Catarina, Adriana Dorfey, é que o gasto com a aquisição de mais itens chegue a R$ 1,4 milhões. “Estamos solicitando mais recursos ao Tesouro do Estado e auxílio financeiro da União, em caráter emergencial”, disse.
Afetados
De acordo com levantamento da Diretoria de Resposta aos Desastres, por meio das Gerências de Restabelecimento e Reabilitação, Logística e Mobilização e Operações de Assistência Humanitária, 10 municípios foram afetados e informaram à Defesa Civil ocorrências relacionada à chuva e ao granizo que caiu no início da semana. Desses, seis decretaram Situação de Emergência. A quantidade de pessoas afetadas supera os 117 mil catarinenses.
O volume de desalojados é de aproximadamente seis mil pessoas. De acordo com registros oficiais, 90 pessoas ficaram desabrigadas e uma morte foi vinculada ao evento.
Entrega de telhas
A equipe que coordena os trabalhos na região decidiu dividir Lages em sete áreas de atuações. O município é o mais castigado, com 60% das residências atingidas,.
Os grupos formados por forças de segurança, agentes da prefeitura, Defesas Civis do Estado e município, fazem a entrega de telhas aos moradores desde as primeiras horas desta quarta, 15.
Previsão do tempo
Quinta-feira, 16: voltam as condições de pancadas de chuva entre a tarde e a noite no Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. Nas demais regiões, nebulosidade variável. Temperatura elevada. Acumulado de chuva mais alto no Planalto Sul e Litoral Sul, entre 20 e 30 mm.
ATENÇÃO:
Descargas elétricas, rajadas de vento e granizo isolado.
Sistema Meteorológico: calor e umidade alta em SC, favorecendo a formação de nuvens convectivas.
Entre a sexta-feira, 17 e o domingo,19, se mantém as condições de pancadas de chuva entre a tarde e noite, e por vezes na madrugada, com sol entre nuvens em boa parte do dia.
.
› FONTE: Governo do Estado de SC