Página da Prefeitura que incentiva a adoção de animais faz sucesso.
Criada há três meses pela Prefeitura de Florianópolis na rede social Facebook, a página Adote um Amigo; passou de 4 mil curtidas na primeira semana de outubro, o que comprova a alta receptividade que o assunto animais de estimação tem entre os internautas.
Responsável direta por pelo menos 30 adoções – das mais de 300 que aconteceram através da Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea) desde fevereiro do ano passado – as postagens da fan page são vistas às vezes por até 10 mil pessoas, mas nunca por menos de 3 mil
Os animais a serem adotados, essencialmente cães e gatos, são encaminhados à Dibea, diretoria ligada à Secretaria Municipal de Saúde, após a ocorrência de maus-tratos ou de algum acidente/doença. Lá, eles são tratados por veterinários. Assim que se recuperam, ficam disponíveis para adoção. Muitas vidas já foram salvas graças ao trabalho incentivado pela Prefeitura.
Todos os animais são importantes e merecem um lar carinhoso e cuidadoso. Afonso e Brother, por exemplo, são cães companheiros, idosos, que estão na Dibea há muitos anos, esperando por uma família. Infelizmente, a comunidade ainda não dá valor aos mais velhos, e sempre busca adotar filhotes pequenos e fofinhos.
A fan page Adote um Amigo, porém, não discrimina: indica cães e gatos de todas as idades e tamanhos, inclusive os com necessidades especiais – o Zico, por exemplo, que não tem uma das patas traseiras e está na fila de adoção.
A fan page foi responsável por diversas adoções, entre elas a de Bibi, uma cachorrinha da raça poodle que sofria maus-tratos e foi acolhida por Inete Maria Grosbelli.
"Assim que a vi, eu me apaixonei por ela", diz. "Só perguntei na página o que eu deveria fazer para ficar com ela, me responderam em seguida, dando as coordenadas, fui até a Dibea com os documentos necessários e já voltei com ela para casa", completa Inete.
Chova ou faça sol, os animais da Dibea são sempre bem cuidados e alimentados pela equipe, que não mede esforços para manter a ordem do local. Eles são também responsáveis pela castração, vacinação e microchipagem dos resgatados. Atualmente, são cerca de cinquenta cães e vinte gatos esperando pela adoção.
› FONTE: Prefeitura de Florianópolis