Os usuários de dispositivos móveis esperam que seus celulares ofereçam a mesma confiabilidade do navegador em seu PC. Devido à grande variedade de dispositivos, sistemas operacionais e aplicativos móveis e à realidade das atualizações frequentes de sistemas operacionais (SO), a implementação abrangente de um aplicativo móvel pode ser difícil. O usuário móvel é exigente e não perdoa qualquer mal funcionamento ou frustração com um aplicativo móvel.
Hoje, o viajante tem um papel ativo no planejamento de suas viagens e muitos realizam seu planejamento online.
As linhas aéreas precisam criar uma oferta móvel estratégica e sustentável. Trabalhar com um fornecedor com experiência comprovada e um histórico de sucesso pode ajudar as empresas a evitarem possíveis armadilhas.
A proliferação móvel está mudando como o cliente interage com as empresas de viagem. Agora, ele espera o mesmo nível de serviço do seu aplicativo móvel que teria em qualquer outra interação com uma marca. Para oferecer a melhor interação possível com a marca, as empresas de viagem devem aproveitar as tecnologias que oferecem aplicativos móveis ricos e com opções de implementação em toda a extensão de canais e sistemas operacionais disponíveis, além de serviços seguros de hospedagem, com o suporte necessário.
Um aplicativo móvel eficiente de uma linha aérea deve permitir a administração de todas as necessidades do cliente em relação à viagem e aos voos a partir do dispositivo móvel de sua preferência; permitir o lançamento rápido de produtos para a companhia aérea e oferecer suporte para o futuro crescimento no canal móvel.
Uma companhia aérea de grande porte gera US$500 milhões em receitas anuais por meio da compra móvel de passagens, e a rede de hotéis Marriott obteve US$750 milhões em receitas com as reservas realizadas por meio de aplicativos móveis.
Quando os viajantes estão no portão de embarque ou em escala entre voos de conexão, com um aplicativo móvel eles podem obter atualizações sobre o status do voo, rastreamento do local de estacionamento e informações de reagendamento.
Os viajantes valorizam serviços rápidos e em tempo real. Eles podem usar o aplicativo da companhia aérea durante o processo de viagem para agendar voos, selecionar assentos, gerenciar atualizações e solicitações especiais e reagendar ou cancelar um voo.
As companhias aéreas podem aproveitar o aplicativo móvel para permitir a inscrição do cliente em programas de milhagens, ver as recompensas e milhas, visualizar seu itinerário, comprar milhas, solicitar crédito de voos cancelados, comprar a adesão a salas VIP, receber ofertas de parceiros das linhas aéreas e entrar em contato com o programa por e-mail ou telefone.
Eles também podem enviar ofertas e promoções de hotéis e empresas de aluguel de carros trabalhando em parceria e próximos do destino escolhido.
Quando os voos estão atrasados, cancelados ou o portão for alterado, o viajante gosta de ser notificado. As companhias aéreas podem enviar informações sobre o status do voo para o cliente diretamente em seu celular e com um aplicativo móvel. Além disso, eles podem enviar atualizações sobre o status dos voos de conexão, informações sobre o a coleta de bagagens, status do voo com notificações push e mapas, além de atualizações sobre a lista de espera.
Um aplicativo móvel de uma companhia aérea pode simplificar muito a experiência de viajar. Para as linhas aéreas, está na hora de começar a poupar o tempo, o dinheiro e a papelada do cliente e oferecer a possibilidade de gerenciar todas as necessidades de viagem através do smartphone ou tablet.
* Carlos Falconi, vice-presidente de vendas para América Latina da Kony
› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)