Entre os dias 2 e 3 de outubro, Florianópolis recebe a visita do CINESOLAR, primeiro cinema móvel do Brasil que utiliza energia solar para exibir filmes e realizar apresentações artísticas.
A iniciativa pioneira promoverá duas sessões gratuitas do longa "Saneamento Básico – O Filme", de Jorge Furtado, a partir das 19h, na Escadaria do Rosário (2/10) e no Conselho Comunitário do Bairro da Tapera (3/10). As exibições ao ar livre contam com o apoio da Secretaria de Cultura do município, da Fundação Franklin Cascaes e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O cinesolar é equipado com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas.
O veículo também é autossustentável em sua estrutura, já que carrega cadeiras para o público, sistema de som e projeção, telão e até uma cabine de DJ.
Desde o início das atividades, o cinema já realizou 90 sessões e atingiu um público de mais de 13 mil pessoas e conseguiu uma economia de energia elétrica maior que 220 mil watts, equivalente a quase 400 horas de uma geladeira ligada sem interrupções.
"O Brasil tem um incrível potencial em energias renováveis. E por que não se beneficiar no campo do entretenimento, das artes e da cultura? Nosso objetivo é, além de democratizar o acesso à produção audiovisual nacional, trabalhar com ações sustentáveis que multipliquem a conscientização ambiental e mostrem a força que a energia solar tem por aqui", explica Cynthia Alario.
Com o patrocínio da Genzyme, empresa farmacêutica do grupo Sanofi, o CINESOLAR leva sessões de cinema para vários estados brasileiros.
Desde maio na estrada, o projeto já passou por Goiás Velho (GO), Brasília (DF) e por alguns locais de São Paulo. Outras cidades do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, além do Festival Curta Brasília, que acontece na capital federal, estão na lista do cinema solar.
› FONTE: ATTi Comunicação e Ideias