A quinta e última etapa do Arena Cross 2014, que acontece neste sábado (27), em Itapema (SC), promete fortes emoções. O evento definirá os melhores da temporada nas categorias Pró, Júnior, 65cc e 50cc.
E tem pilotos Honda com chances de conquistar o título, assim como o português Paulo Alberto, da Equipe Honda Mobil, que sagrou-se bicampeão da competição antecipado.
Quem vai tentar garantir o lugar mais alto da Pró, principal categoria, é Jean Ramos. O piloto paranaense da Vulcano Ipiranga IMS Levorin chega para esta última etapa com bastante moral e na briga pelo título.
Isso porque ele venceu as duas baterias da etapa de Jundiaí (SP), o que o levou aos 111 pontos, apenas seis atrás do líder, o espanhol Carlos Campano. O equatoriano Jetro Salazar tem 103 pontos, é o atual terceiro colocado na classificação, e ainda sonha com o lugar mais alto do pódio.
Já o goiano Wellington Garcia, da Equipe Honda Mobil, é o quarto colocado com 95 pontos, mas garante que pretende chegar ainda mais longe.
"Estou com a equipe em Indaiatuba nas últimas duas semanas. Estamos treinando juntos e fazendo ajustes nas motos e isso tem sido bem legal", diz. Sobre o ritmo intenso desse final de temporada, Wellington não perde o foco. "Mesmo nessa correria e com saudades de casa, estou pronto para próxima. Quero encerrar a temporada com chave de ouro", brinca.
A etapa de Itapema terá mais uma vez a participação especial do norte-americano Blake Wharton, piloto convidado da Honda, na MX1.
Na MX2, o cenário é um pouco diferente. O português Paulo Alberto, da Equipe Honda Mobil, conquistou por antecipação e de maneira invicta o bicampeonato do Arena Cross da categoria, em Jundiaí (SP). Ele não participará da última etapa, porque representará Portugal no Motocross das Nações, que acontece na Letônia, neste mesmo final de semana.
"No Arena Cross minha missão já está cumprida e conquistei pontos importantes no Brasileiro de Motocross na etapa passada", lembra o piloto.
Com a ausência de Paulo, a expectativa aumenta para o piloto Hector Assunção, também da Equipe Honda Mobil. "Quero fazer uma boa prova. Infelizmente o Paulo não vem. Queria muito ter mais uma disputa com ele. O objetivo é ir bem para mostrar que também posso ganhar uma etapa", diz.
Na categoria Junior, destaque para Vinícius Abreu, da Dunas Team, que está em terceiro lugar e ainda tem chances de título, na briga com os líderes Djalma Brito e Enzo Lopes. Já Leonardo Almeida, da Escuderia X, é o quinto, mas vem com moral para a última etapa após a vitória em Jundiaí. "Eu quero ganhar a última etapa para passar meus adversários na classificação e terminar o ano entre os três melhores", garante Leo.
› FONTE: VIPCOMM