Santa Catarina continua liderando o ranking nacional de doadores de órgãos transplantados, com 27,8 doadores por milhão de população (pmp) no primeiro semestre deste ano.
Para reforçar a importância da doação, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da SC Transplantes, promoverá, no sábado, 27, Dia Nacional de Doação de Órgãos, um evento de sensibilização.
Profissionais da saúde estarão no Parque de Coqueiros, em Florianópolis, no período da manhã, fazendo panfletagem e conversando com a população sobre a importância da doação de órgãos.
De acordo com a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), a média nacional de doadores de órgãos é de 12,4 doadores pmp, dado que coloca SC na liderança. No que diz respeito a doadores efetivos, o Estado está em segundo lugar, com 29,4 doadores pmp, contados de janeiro a junho de 2014, enquanto a média nacional é de 13,5.
No mês de junho, SC alcançou um recorde, quando foram captados 25 doadores. Esse número equivale ao número de doadores captados ao longo do ano de 2000, quando o sistema foi implantado. “Isso demonstra que a nossa sociedade está cada vez mais consciente sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. É um considerável avanço que vem salvando muitas vidas”, destaca Joel de Andrade, coordenador da SC Transplantes.
A equipe da SC Transplantes e funcionários das Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott), Banco de Olhos dos hospitais Regional de São José, Infantil Joana de Gusmão e Instituto de Cardiologia estão engajados na campanha, que faz alusão ao Dia Nacional da Doação de Órgãos.
Saiba mais
Os doadores efetivos incluem todas as doações realizadas, inclusive aquelas em que os órgãos, por algum motivo, não foram utilizados. Já o número de doadores de órgãos transplantados, é a soma de todas as doações, excluindo aquelas cujos órgãos não foram transplantados.
Seja um doador, avise sua família
No Brasil, para ser doador não é necessário deixar nada por escrito, em nenhum documento. Basta comunicar sua família do desejo da doação. A doação de órgãos só acontece após autorização familiar.
› FONTE: Governo do Estado de SC