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Comitiva confere andamento das obras da quarta pista no Morro dos Cavalos, na BR-101

Publicado em 23/09/2014 Editoria: Geral Comente!


foto: Previsão do Dnit é entregar a quarta pista antes do início da temporada de verão -  Solon Soares/Agência AL

foto: Previsão do Dnit é entregar a quarta pista antes do início da temporada de verão - Solon Soares/Agência AL

A Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa realizou vistoria nas obras da quarta pista da BR-101 no Morro dos Cavalos, em Palhoça, na manhã de hoje (23).

O presidente da comissão, deputado Reno Caramori (PP), e o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes de Santa Catarina (Dnit), Vissilar Pretto, percorreram o percurso das obras, que se estendem do km 232 ao km 235,3 da BR-101 Sul catarinense e têm provocado congestionamentos no trecho. Representantes de entidades e autoridades municipais acompanharam a vistoria.

Caramori mostrou-se satisfeito com o andamento das obras. A solução paliativa até a construção dos túneis sob o Morro dos Cavalos foi negociada após audiência pública realizada na Assembleia Legislativa em dezembro passado.

“Infelizmente, nesse trajeto aqui ocorreram, nos últimos cinco anos, 777 acidentes, com 382 feridos e 21 mortes. Esta obra vai minimizar grande parte dos engarrafamentos e acidentes”, opinou o deputado, ressaltando que a estrada serve não apenas à comunidade brasileira, mas também é um trajeto turístico internacional.

A comitiva verificou o cumprimento dos prazos e a execução do cronograma físico-financeiro da obra, com extensão de 3,36 km e orçamento de R$ 7 milhões.

De acordo com o engenheiro responsável, Marcelo Barcaro, da empresa Setep Construções, nesta etapa está sendo aplicada a capa asfáltica, atividade com previsão de conclusão até o final de outubro. Serão necessários mais 30 dias para instalação da sinalização vertical e horizontal. Com isso, deve se confirmar a conclusão do trecho antes da temporada de verão.

Até dezembro, os desvios na pista serão inevitáveis por que se trata de um trecho estreito, mas não haverá bloqueio total, assegurou Barcaro.

O superintendente do Dnit enfatizou que a construção da quarta pista “vai contribuir muito para diminuir o tempo de percurso e aliviar os congestionamentos no local, que tem movimento intenso”. A solução definitiva é a construção dos dois túneis, com duas pistas cada, previstos no projeto de duplicação do trecho sul da BR-101.

O superintendente informou que o projeto básico dessa obra já foi aprovado e encontra-se em fase final de elaboração o projeto executivo de engenharia. “Queremos licitar a obra, se possível, ainda neste semestre”, informou Vissilar Pretto. O prazo para execução dos túneis é de quatro anos a partir do início da construção.

 

 

› FONTE: ALESC

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