foto: Apesar do cenário conturbado da economia, há expectativa de consumidores e empresários de que a situação melhore a médio prazo
A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) catarinenses de setembro revela alta de 0,7% na comparação com agosto, atingindo a marca de 135,8 pontos.
Com isso, o otimismo das famílias catarinenses em relação às suas possibilidades de consumo se mantém em patamar positivo, acima de 100 pontos, que é o limite entre o pessimismo e o otimismo.
A pesquisa feita pela Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-SC) foi baseada na entrevista de 500 consumidores de Florianópolis com idade superior a 18 anos.
Ainda de acordo com a pesquisa, houve queda de -1,0% na comparação anual, o que junto com a alta mensal de 0,7% revela um início de leve recuperação para o último trimestre do ano. No entanto, aponta para a necessidade de crescimento mais substantivo para as vendas do comércio, que é prejudicado, principalmente, pela oferta de crédito restrita e pelo menor crescimento da renda real.
A pesquisa avalia sete indicadores, que são: Emprego Atual, Perspectiva Profissional, Renda Atual, Acesso ao Crédito, Nível de Consumo Atual, Perspectiva de Consumo e Momento para Duráveis. Os índices sobre emprego (142,5%), renda (161,7%), consumo atual (116,8), perspectiva de consumo (126,4), momento para duráveis (155,2) e acesso ao crédito (155,2) continuam tendo, por parte das famílias catarinenses, uma percepção muito positiva.
Na perspectiva profissional, entretanto, o índice ficou abaixo de 100 pontos, marcando 93 pontos. Isso demonstra que os catarinenses estão pessimistas em relação à sua perspectiva profissional, uma impressão respaldada pela redução das vagas observada no semestre passado, bem como pela desaceleração do crescimento da renda.
Crédito
O crédito, grande alavanca de crescimento do consumo e do Produto Interno Bruto (PIB), registrou alta anual de 5,6%, porém, teve queda mensal de -3,2%. Em termos absolutos, o indicador se mantém acima de 100 pontos, com 155,2. Isso indica que, apesar do cenário conturbado na economia brasileira, existe uma expectativa, tanto dos consumidores quanto dos empresários, de que a situação vai melhorar no médio prazo.
Bens duráveis
O momento para duráveis teve quedas mensal de -4,6% e anual de -10,9%. Ainda assim, em termos absolutos, registra 155,2 pontos, demonstrando percepção otimista dos catarinenses com relação ao momento para duráveis.
Por outro lado, a queda do índice mensal demonstra que as famílias estão mais cautelosas diante do cenário conturbado. Sendo assim, é fundamental ao empresário do comércio investir em promoções e na diversificação das formas de venda.
› FONTE: Fecomércio