A Política de Antídotos na Rede de Atenção à Saúde no Estado de Santa Catarina recebeu prêmio de segundo melhor trabalho no 5° Congresso Brasileiro de Toxicologia Clínica, realizado na semana passada, em Salvador (BA). O trabalho foi apresentado por uma equipe de técnicos do Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina.
A Política de Antídotos foi lançada oficialmente em maio deste ano, durante a comemoração dos 30 anos do Centro de Informações. Foi aprovada por deliberação da Comissão Intergestora Bipartite e publicada sob a forma de portaria (nº 447), em 14 de julho.
Além da programação científica, os técnicos participaram de uma oficina de trabalho com outros Centros de Informação e Assistência Toxicologia do país.
Entre as prioridades discutidas com representantes do Ministério da Saúde destacaram-se o reconhecimento do trabalho dos Centros de Toxicologia e sua inserção formal nas Redes de Atenção à Saúde, bem como a construção de uma linha de cuidado nas intoxicações para qualificar a assistência ao paciente intoxicado.
O CIT
O Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina é uma unidade pública de referência estadual na área de toxicologia clínica, especializada em fornecer informações para o diagnóstico e tratamento de intoxicações e envenenamentos.
› FONTE: Governo do Estado de SC