Evento promovido pelo SESI, em Belém, reuniu 1,2 mil atletas de diversas regiões do País.
A delegação catarinense que representou o Estado nos Jogos Nacionais do SESI, entidade do Sistema Indústria, que ocorreram de 10 a 14 de setembro em Belém, no Pará, trouxe para a casa 27 medalhas.
Foram 14 de ouro, 8 de prata e 5 de bronze. Os 61 trabalhadores, representantes de 18 indústrias de Santa Catarina, competiram nas modalidades de atletismo, natação, tênis de campo e mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.
Eventos como este servem de cenário para evidenciar histórias de mudança de esti¬lo de vida. O chefe da delegação do SESI/SC, Venício Bottamedi, conhece relatos de várias pessoas que tiveram os hábitos modificados pelo esporte e pela educação alimentar.
"É importante lembrar que trabalhadores bem física e psicologicamente produzem muito mais, dão exemplo aos colegas e influenciam na competitividade da empresa". Em SC, o SESI atende cerca de 25 mil trabalhadores-atletas no programa de esporte local.
O trabalhador da Eletrosul, Marcelo Kotani, de 41 anos, tinha uma rotina sedentária, mas começou a praticar atividade física por indicação de uma nutricionista. Ele corre e joga tênis de mesa e foi um dos destaques da modalidade no Jogos Nacionais do SESI, vencendo todas as etapas da competição até a final, quando conquistou a medalha de prata na categoria masculina.
"Uni o útil ao agradável. O tênis de mesa é um hobby e a corrida me auxilia a manter a forma e a resistência para jogar e ter qualidade de vida".
Beatriz Hasckel, da Celesc, de Blumenau, veterana nas competições do SESI, participa dos Jogos desde 2008. Ela conquistou o primeiro lugar feminino nos 200 metros livres da natação. O gosto pelo nado vem desde a vida de estudante, quando ia nadar às 5 horas da manhã. Atualmente, duas vezes por semana ela abre mão do almoço pra treinar. Tanto empenho é recompensado não apenas dentro das piscinas. Beatriz tem o objetivo de viver por muitos anos e com saúde.
"Faço natação quatro vezes por semana, treinamento funcional e Pilates. Penso que tudo o que fizermos hoje será refletido no futuro. Não adianta querer chegar aos 90 anos sem adotar hoje uma boa qualidade de vida. Se quero chegar aos 70 anos, é agora que devo começar a me cuidar", avalia.
A escolha dos competidores ocorreu por meio de três etapas: primeiro dentro das empresas, depois em nível estadual e regional. Os atletas catarinenses obtiveram classificação por meio dos Jogos Sul Brasileiros que foram realizados em Caxias do Sul, em dezembro de 2013
. O torneio é considerado um estímulo ao esporte e, principalmente, um incentivo à qualidade de vida. Nesta edição, participaram 1,2 mil atletas de 200 empresas de todo Brasil. Mais informações sobre os jogos estão disponíveis no site http://www.jogosdosesi.com.br.
› FONTE: FIESC