Começam nesta terça-feira (16) as inscrições para o vestibular 2015 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ao todo, serão oferecidas 6.511 vagas para 98 opções de cursos de graduação em cinco campi: Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville.
As inscrições vão até o dia 15 de outubro, exclusivamente pela internet, no endereço www.vestibular2015.ufsc.br. A taxa de inscrição é de R$ 105, exceto para os cursos de licenciatura e para o curso de Pedagogia, cuja taxa é R$ 52,50. O desconto de 50% para esses casos visa incentivar a formação de professores.
Segundo a Agência de Comunicação da UFSC, a novidade do vestibular deste ano é o desmembramento do curso de Engenharias do campus de Joinville em oito diferentes cursos: Engenharia Aeroespacial, Engenharia Automotiva, Engenharia de Infraestrutura, Engenharia de Transportes e Logística, Engenharia Ferroviária e Metroviária, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Naval e Bacharelato Interdisciplinar em Mobilidade.
O vestibular da UFSC reserva 37,5% das vagas de cada curso aos candidatos que cursaram o ensino médio nas escolas públicas, e 10% das vagas para os candidatos autodeclarados negros. Os alunos que participaram do Enem podem utilizar a nota obtida no exame para compor sua pontuação final no vestibular.
As provas serão aplicadas nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, em 23 cidades de Santa Catarina: Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão. O candidato poderá optar pela cidade em que quer fazer a prova, independente do município onde resida.
Orientações
A presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), Edite Krawilski, aconselha os candidatos a não deixarem para fazer a inscrição no último dia do prazo. “Apesar do site estar preparado para receber um grande número de inscrições, é bom não deixar para última hora”, alerta.
Outro ponto importante são os pedidos de isenção da taxa de inscrição. Podem requerer a isenção as pessoas inscritas no CadÚnico, que tenham renda familiar per capta de até 1,5 salário mínimo e tenham cursado o ensino médio em escola pública ou com bolsa total em estabelecimento particular.
“O candidato que requerer a isenção deve ficar atento aos prazos”, lembra Edite. “Apesar da inscrição prosseguir até 15 de outubro, o pedido de isenção termina no dia 6 de outubro”.
Mais informações sobre o vestibular 2015 da UFSC podem ser obtidos no site www.vestibular2015.ufsc.br, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (48) 3721-9200.
› FONTE: ALESC