Moradores de mais sete bairros da capital puderam nesta quinta-feira (4) conhecer melhor e propor possíveis alterações ao Plano Diretor da cidade, que foi aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito no inicio deste ano. Os encontros aconteceram em três locais diferentes e tiveram a participação de representantes das comunidades, membros de entidades de classe e empresários das regiões envolvidas.
No Conselho Comunitário da Costeira do Pirajubaé, os trabalhos foram coordenados pelo advogado Juliano Mandelli, com a participação das arquitetas do IPUF, Paula Faraco e Gabriela Naspolini. Na oportunidade, os moradores dos bairros José Mendes, Costeira, Saco dos Limões e Carianos se dividiram em grupos e apresentaram, verbalmente e também por escrito, propostas de ajustes, correções e aprimoramentos da lei, que foram analisados pelos técnicos presentes.
No Conselho Comunitário do Pantanal, por sua vez, os debates foram coordenados pelo advogado Eduardo Ribeiro, com a participação da diretora de planejamento do IPUF, Aline Figueiredo e pelo arquiteto Evandro de Andrade. Esta oficina abrangeu os moradores dos bairros Serrinha, Carvoeira e Pantanal onde foram apresentados mapas exclusivos do atual Plano Diretor, e cada grupo participante pôde elucidar suas dúvidas e conhecer um pouco mais do zoneamento urbano da sua região.
Já os moradores da Lagoa da Conceição se concentraram no auditório da Escola Básica Henrique Veras, onde a reunião foi coordenada pelo advogado Osmar Nunes Junior, acompanhado pelas arquitetas do IPUF, Fresia Galvez Chavez e Geruza Kretzer. Durante a oficina os participantes também puderam tirar dúvidas, debater e agregar novas contribuições para o aprimoramento do Plano Diretor.
Cabe ressaltar que o conjunto de propostas e questionamentos apresentados pelos participantes das reuniões distritais serão respondidos pelos técnicos competentes e publicados no site http://www.pmf.sc.gov.br/sites/planodiretor (Perguntas e Respostas). As colocações que forem consideradas pertinentes serão encaminhadas através de um projeto de lei a Câmara de Vereadores, para aprovação ou não do Poder Legislativo Municipal.
PRÓXIMAS REUNIÕES DISTRITAIS
10 de setembro (quarta-feira) – 19 horas
Oficina Pública (Distrito Canasvieiras e Cachoeira).
Local: Hotel Moçambique
10 de setembro (quarta-feira) – 19 horas
Oficina Pública (Distrito Campeche)
Local: Conselho Comunitário da Fazendo do Rio Tavares
10 de setembro (quarta-feira) – 19 horas
Oficina Pública (Distrito Barra da Lagoa)
Local: Conselho Comunitário da Barra da Lagoa
17 de setembro (quarta-feira) – 19 horas
Oficina Pública (Distrito Ratones e Vargem Pequena)
Local: Associação dos Moradores de Ratones
17 de setembro (quarta-feira) – 19 horas
Oficina Pública (Distrito Santo Antônio de Lisboa)
Local: CESUSC
17 de setembro (quarta-feira) – 19 horas
Oficina Pública (Distrito Rio Vermelho)
Local: Associação dos Moradores do Rio Vermelho (AMORV)
24 de setembro (quarta-feira) – 19 horas
Oficina Pública (Ribeirão da Ilha e Tapera)
Local: Colégio Dom Jaime Câmara (Freguesia do Ribeirão)
24 de setembro (quarta-feira) – 19 horas
Oficina Pública (Pântano do Sul e Armação)
Local: Associação dos Moradores Balneário dos Açores (ABA)
24 de setembro (quarta-feira) – 19 horas
Oficina Pública (Monte Cristo e Chico Mendes)
Local: CARMOCRIS (Conselho Comunitário Monte Cristo)
› FONTE: Prefeitura de Florianópolis