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Vereadores mirins têm aula sobre o papel do parlamentar, oratória e técnica legislativa

Publicado em 05/09/2014 Editoria: Geral Comente!


foto: Pedro Squizatto

foto: Pedro Squizatto

Cerca de 250 alunos do ensino fundamental oriundos de 18 municípios catarinenses tiveram aulas sobre o papel do vereador, oratória e técnica legislativa na tarde desta quinta-feira (4), no auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa.

Eles participam do programa “Vereadores Mirins” da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. O professor José Dimas Monteiro ensinou que o vereador representa as pessoas, integra o poder legislativo local e é um agente político. “Para exercer o cargo com dignidade ele precisa ter uma boa conduta”, defendeu Monteiro.

O psicopedagogo Telmo Freitas Dutra falou sobre os pilares do bom orador e recomendou aos adolescentes equilíbrio entre os gestos e a fala, cuidado com a respiração, boa dicção, entonação apropriada, vocabulário claro e simples para ser entendido por todos, além de conhecimento do assunto, foco no objetivo que se deseja alcançar e identificação do público alvo.

“Um discurso deve ter uma saudação vibrante e amigável, argumentação concisa e uma conclusão para tirar dúvidas e reprisar os pontos essenciais”, explicou Dutra.

Já o servidor da Assembleia, Armando Agostini, discorreu sobre técnica legislativa e lembrou os estudantes que as leis são como regras. Armando usou a analogia do futebol, cujas regras tornam-no compreensível por todos os povos, para explicar que as leis redigidas e aprovadas pelos parlamentares são as regras da convivência democrática.

“O segredo é fazer regras para as pessoas entenderem, a lei é para as pessoas”, destacou Armando, esclarecendo que há uma lei específica para disciplinar a redação das leis.

Os vereadores mirins

Luiz Otávio Gonçalves Junior (13), aluno da 7ª série da EEB professor Giovani Trentini, de Rio dos Cedros, no Médio Vale do Itajaí, afirmou à Agência AL que aceitou participar do programa por curiosidade. Ele confessou que não vê o horário eleitoral gratuito, que seus pais não conversam sobre política em casa e que na escola apenas os professores de História e Geografia abordam o assunto.

Para Karina Dalpiaz (14), aluna da 8ª série, o programa Vereador Mirim possibilita o conhecimento do papel do parlamentar municipal. “Tinha  interesse de saber o que o vereador faz para ajudar a minha comunidade”, declarou a estudante, que também confessou que os pais não comentam sobre política em casa.

Andressa dos Santos (16), aluna da Escola Maria Madalena de Moura Ferro, de Jupiá, no Oeste, elogiou a iniciativa da Escola do Legislativo e disse que o aprendizado como vereador mirim será útil para votar na eleição de outubro. “Aprendi que é preciso investigar, conhecer o passado dos candidatos, as propostas, para ter consciência de em quem estamos votando”, argumentou a adolescente.

 

 

› FONTE: ALESC

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