Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Assembleia aprova lei que institui a região metropolitana da Grande Florianópolis

Publicado em 04/09/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

om 31 votos favoráveis e com as abstenções dos deputados Dirceu Dresch (PT) e Luciane Carminatti (PT) foi aprovado na tarde desta quarta-feira (03) o Projeto de Lei Complementar nº 01/14, do Executivo, que institui a Região Metropolitana da Grande Florianópolis (RMF) e a Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf). Para Kennedy Nunes (PSD), ao aprovar a matéria o Legislativo corrigiu um erro cometido pelo ex-governador Luiz Henrique da Silveira. “Em seu primeiro mandato ele extinguiu as regiões metropolitanas, foi o grande erro, alertei em 2007, Santa Catarina perdeu muito por falta dessas regiões”, explicou Kennedy.

Dirceu Dresch criticou o projeto. “Há mais de 150 cargos na secretaria regional, agora criam mais alguns para a região metropolitana”, afirmou o representante de Saudades, destacando que a Casa votou três vezes o mesmo assunto.

Kennedy pediu que Dresch reconsiderasse a abstenção e explicou que na primeira vez os deputados extinguiram as regiões metropolitanas, na segunda recriaram e na terceira estão instituindo uma superintendência. “Agora é a efetivação”, argumentou Kennedy.

Edison Andrino (PMDB) concordou com Kennedy. “Quando se criou as SDRs se extinguiu as regiões metropolitanas, mas você não resolve os problemas de transporte e de esgoto sanitário sem integração”, defendeu Andrino. Manoel Mota (PMDB) afirmou que a  RMF “abrirá caminhos para os financiamentos”.

Já o deputado Renato Hinnig (PMDB) declarou que a criação da RMF vai trazer um novo alento aos municípios conurbados, principalmente Florianópolis, São José, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e Biguaçu. “Há perspectiva de solução para os graves problemas da Grande Florianópolis, como a mobilidade urbana”, justificou Hinnig, esclarecendo que a lei vai “habilitar os municípios a receber dinheiro do governo federal”.

 

 

› FONTE: ALESC

Comentários