Programa que prevê a reciclagem está sendo desenvolvido em conjunto com órgãos ambientais.
Palhoça deu o primeiro passo para a implantação de um sistema de reciclagem de papel, no município. A Prefeitura de Palhoça, a Faculdade Municipal (FMP), a Associação Pro Crep e o Projeto Semear Ideias discutiram, nesta segunda-feira, 1°, o projeto embrionário que está se desenvolvendo dentro dos órgãos da administração municipal.
“Precisamos dar o bom exemplo”, comentou o secretário municipal de Administração, Daniel Harger, que representou o prefeito Camilo Martins, na reunião. Após aperfeiçoado, o projeto Movimento Educação/Sustentabilidade será apresentado ao município.
“Trata-se de um projeto que aglutina segmentos de vários órgãos e busca sensibilizar toda a população de Palhoça, sobre a necessidade da reciclagem”, destaca a professora de Educação Sócio-Ambiental e Sustentabilidade da FMP, Hélia Alice dos Santos.
Ainda de acordo com a professora, 50 quilos do material reciclado significam uma árvore a mais na natureza.
O Movimento Educação/Sustentabilidade também prevê a distribuição de dezenas de caixas de papel reciclado, nas secretarias e autarquias da Administração Municipal. Diariamente, no final do expediente, funcionários encarregados da coleta de resíduos deverão recolher o papel descartado, que deverá ser depositado num mesmo ponto. Para isso, uma sala foi adaptada para receber o material.
O papel concentrado será recolhido por voluntários da Associação Pro Crep (Criar, Reciclar, Educar, Preservar). Além desta, o grupo “Semear idéias... Praticar Sustentabilidade”, que faz parte do Projeto de Extensão da Faculdade Municipal de Palhoça, também estará envolvido na fase embrionária do projeto.
O Movimento Educação/Sustentabilidade conta com a participação da Fundação Cambirela do Meio Ambiente (FCAM) e da Fundação Municipal de Esportes e Samae/Palhoça.
› FONTE: Prefeitura de Palhoça