As metas para a saúde da população carcerária de Santa Catarina foram tema de um encontro realizado na Capital na tarde desta quinta-feira (21). Gestores dos 36 municípios que têm unidades prisionais e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde debateram a Política de Atenção á Saúde no Sistema Prisional (PNAISP).
Nesta semana, o Plano de Ação Estadual foi encaminhado ao Ministério da Saúde. O documento foi formulado por um grupo condutor formado por representantes das secretarias de Estado da Saúde, da Justiça e Cidadania, e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS).
Segundo a Secretaria da Saúde, o relatório leva em consideração as diferentes estruturas prisionais, as diferentes equipes, vínculos e número de pessoas presas. Também há metas baseadas na realidade local, territorial e as pactuações que resultem na melhoria da saúde prestada à população carcerária.
No encontro ainda foram apresentados os documentos e planos municipais necessários para adesão dos municípios ao PNAISP, reforçando a importância do trabalho conjunto e pactuado entre as instituições que atuaram na elaboração do Plano de Ação Estadual. (com informações da Secretaria de Estado da Saúde)
› FONTE: ALESC