foto: - A prefeita também conversou com moradores sobre questões de mobilidade no bairro - Daniel Pereira
O vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, José Natal Pereira, e técnicos da Caixa Econômica acompanharam a
A prefeita Adeliana Dal Pont visitou o bairro Colônia Santana, na manhã desta terça-feira (19), para acompanhar o andamento das obras realizadas na região. Acompanhada do secretário de Infraestrutura, José Natal Pereira, de técnicos da Prefeitura de São José e da Caixa Econômica Federal, a prefeita também percorreu ruas que serão contempladas por obras de pavimentação dentro do Programa Pró Transporte, do Ministério das
Entre as estradas, incluídas no pacote de obras, estão duas reivindicações antigas da comunidade: as ruas do Cemitério e da Mariquita. A Rua Adelino Joaquim dos Santos, conhecida como rua do Cemitério, receberá pavimentação a lajota, sistema de drenagem e calçadas, inicialmente, no trecho de 815 metros, até o acesso ao Cemitério
Já a Rua Francisco Pereira da Silva, popular Estrada da Mariquita, com 1.182 metros de extensão, também receberá pavimentação a lajota, sistema de drenagem e passeio. Dentro do pacote, ainda foi incluída a pavimentação asfásltica da Rua Espírito Santo, no Sertão do Maruim, com extensão de 825
No total, serão investidos aproximadamente R$ 6,5 milhões para adequações das ruas da região e obras de contenção. "Estamos atendendo uma necessidade prioritária para estes moradores. Depois, vamos continuar trabalhando para cuidar do restante", pontuou a prefeita.
Moradora do bairro, por mais de 30 anos, a senhora Maria Ambrosina de Souza reconhece a importância destas obras. "Para nós será uma maravilha. Aqui passam bastantes carros e movimento de moradores. Além do que, quando chove, enche de buracos e lama", considerou.
Além de todos os benefícios para a comunidade, que ganha em desenvolvimento, o secretário José Natal Pereira destaca que pavimentação dessas estradas trará uma economia significativa para a Prefeitura, já que não será mais necessário fazer a manutenção, como é feito agora.
Muros de contenção
Adeliana aproveitou para conferir de perto duas das três obras de contenção que estão em andamento no bairro. As medidas têm como objetivo conter deslizamentos, como os que ocorreram durante as chuvas deste ano. A partir do laudo da Defesa Civil, a Secretaria de Infraestrutura iniciou os trabalhos na última semana. O secretário José Natal Pereira explica que as obras, feitas com recursos próprios, prevêem a construção de três muros de contenção, além de melhorias na Rua Lauro Manoel de Souza.
Um dos muros, com 10 metros de comprimento e seis metros de altura, fará a contenção de uma servidão da localidade. Os outros muros têm 13 metros de comprimento por seis metros de altura e dez metros de comprimento por dois metros de altura, respectivamente. "Agora é mais tranqüilo, me sinto seguro aqui", afirmou o Alexandre Ricardo Melato. Só agora, ele conseguiu voltar para casa junto com a esposa Selma Lopes Vieira. Juntos, eles moram próximo a um dos muros que está sendo construído.
› FONTE: Prefeitura de Florianópolis