A Secretaria de Estado da Fazenda realizou nesta sexta-feira (15), a operação Salto Alto para fiscalizar o varejo de calçados. A meta era visitar 200 lojas em Florianópolis, Balneário Camboriú, Joinville e Chapecó. Participam da operação 75 auditores fiscais.
Os contribuintes foram pré-selecionados pelo fisco estadual a partir do cruzamento dos dados disponíveis em sua base. A auditoria prévia identificou 45 empresas com irregularidades no uso do Emissor de Cupom Fiscal (ECF). Estes contribuintes serão notificados durante a operação.
De acordo com o gerente de fiscalização da Fazenda Estadual, Francisco Martins, o setor varejista de calçados passou a ser acompanhado mais de perto desde o início do ano pelo Grupo Especialista Automação Comercial (GESAC). “A operação Salto Alto possibilitará aos auditores deste grupo conhecer mais de perto estas empresas”, destaca Martins.
Durante a operação, os auditores vão conferir a regularidade do uso do ECF, do PAF-ECF (Programa de Automação Fiscal) e do cartão de crédito, além de outras obrigações acessórias. Após o levantamento de dados, o GESAC fará cruzamentos auxiliares, que poderão indicar a necessidade de uma auditoria na empresa.
Segundo Martins, estas operações e cruzamentos são possíveis graças aos controles implantados pelo fisco estadual no varejo catarinense. “Este é um dos motivos pelo qual Santa Catarina não implantará a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e), mantendo o ECF e o PAF-ECF como padrão de controle", explica Martins.
Outras operações de fiscalização do varejo serão realizadas pela Fazenda em agosto, em outros ramos de atividades.
› FONTE: Governo do Estado de SC