foto: A prefeita Adeliana Dal Pont destacou que o Conselho é um importante fórum de discussão, principalmente contra a violência contra a mulher - Daniel Pereira
O órgão terá como objetivo incentivar a participação feminina e promover ações para reduzir os atos de violência e discriminação.
Uma cerimônia marcou a implantação do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (COMDIM) de São José, no final da tarde desta quinta-feira (7). A criação do órgão já era prevista em lei, mas nunca foi efetivada. Neste ano, a lei recebeu alterações e foi sancionada pela prefeita Adeliana Dal Pont.
O Conselho ficará vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e terá como objetivo incentivar a participação feminina efetiva nas atividades econômicas, culturais e políticas, assegurando a liberdade e igualdade de direitos e promovendo ações contra atos de violência e discriminação contra a mulher no município.
Durante a solenidade, foi realizada a leitura do documento que oficializa o ato e o mesmo foi repassado para o secretário de Assistência Social e chefe de Gabinete, Lédio Coelho. Para Lédio este é um momento de muita alegria, pois representa mais um compromisso que está sendo honrado.
“Em breve vamos convocar os conselheiros governamentais, realizar um fórum para eleger os membros do Conselho e, em seguida, empossá-los”, explicou o secretário. Lédio destacou ainda a criação da Casa dos Conselhos, que será implantada em São José para que os conselheiros tenham um lugar para se reunir e trabalhar.
A conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Jane Felipe, contou que iniciou seu envolvimento com as questões das mulheres ao perceber as desigualdades que ainda existem. “O ideal seria que a mulher tivesse respeito e os mesmos direitos que os homens, que não precisassem lutar por isso. Mas esta é uma boa oportunidade de se organizar e lutar pelos direitos das mulheres”, destacou.
O líder de Governo, vereador Orvino Coelho de Ávila, endossou as palavras de Jane. “O ideal seria que não precisassem de conselhos. Esperamos ver ainda a igualdade entre todos”, resumiu.
Já a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Sheila Sabag, parabenizou a gestão por ouvir as mulheres e aplicar a lei. “Este é um grande passo para que as mulheres possam ter seus direitos respeitados e igualados”, declarou.
Para o presidente Câmara de Vereadores, Sanderson de Jesus, a implantação Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres representa uma grande conquista. “Tendo condições o trabalho fica mais fácil e o conselho conseguirá filtrar e expor as questões das mulheres do município. É um resultado que será alcançado lá na frente”, apontou.
› FONTE: Prefeitura de São José