A primeira das quatro regionais da 23ª edição Bom de Bola 2014 – o maior campeonato escolar do sul do país – já conhece seus campeões e classificados para a etapa estadual.
No sábado (9) pela manhã , em Biguaçu, foram definidos os títulos do Colégio Incentivo, anfitrião do torneio, no masculino, e do Colégio Rogacionista, de Criciúma, no feminino da regional sul.
E se engana quem pensa que as duas partidas foram “de festa”, já que as equipes já haviam garantido na véspera as vagas na fase e da competição. Pelo que se viu em campo, mais do que estar em Camboriú para tentar o título de Bom de Bola, de 8 a 12 de outubro, os garotos e garotas queriam levar para as suas escolas o troféu da regional sul.
A primeira decisão reuniu as melhores campanhas entre as meninas: e o Colégio Rogacionista, de Criciúma, levou a melhor sobre a Escola Nossa Senhora de Fátima, de Rio Fortuna, por 1 x 0. Bicampeonato para a equipe do sul do estado, que, no ano passado, em Canoinhas, ficou com o vice no estadual. Agora, elas querem o lugar mais alto do pódio.
Emoção e gols no masculino
Em seguida, a decisão no masculino reuniu um bom público no Estádio do BAC para um clássico de vizinhos, entre o Colégio Catarinense, de Florianópolis, e o Colégio Incentivo, de Biguaçu. O time da casa saiu na frente logo nos primeiros minutos, mas tomou o empate cinco minutos depois – o primeiro gol sofrido pela equipe na competição. Mas ainda antes do intervalo, o Incentivo, com um gol de pênalti e outro após rápido contra-ataque, abriu vantagem de 3 a 1 no placar.
O segundo tempo foi nervoso, com muitas divididas duras e cobranças à arbitragem, mas de poucos lances de gol. Já nos instantes finais, o Colégio Catarinense ganhou o direito de cobrar um tiro livre direto (quando o adversário cometeu a sétima falta na etapa), e descontou o marcador para 3 a 2, dando emoção extra aos minutos finais da decisão.
Mais uma infração do time de Biguaçu poderia render nova punição e a chance do empate no tempo normal, mas os meninos do Colégio Incentivo souberam se segurar e, com o apito final, começaram a festa em casa. “Esses meninos mereceram muito essa conquista, e agora vamos treinar mais ainda para voltar a festejar lá em Camboriú”, disse o técnico do Incentivo, Ricardo de Faria.
Balanço positivo
Além dos finalistas da regional, os terceiros colocados em Biguaçu – Escola de Educação Básica Timbé do Sul, de Timbé do Sul, no feminino, e Colégio Dehon, de Tubarão, no masculino, também serão os representantes da região sul na fase estadual do Bom de Bola, de 8 a 12 de outubro, em Camboriú.
O coordenador-técnico da Fesporte na etapa, João Cascaes, elogiou o nível técnico da competição: “Vimos boas disputas ao longo da semana, alguns jogadores se destacaram e tenho certeza que a região sul será muito bem representada no estadual”, analisou.
Próximas regionais
A segunda regional do Bom de Bola está marcada para ocorrer em Papanduva, no planalto norte, na próxima semana: de 13 a 17 de agosto. Em seguida, Campo Erê recebe as disputas da etapa oeste, de 12 a 16 de setembro. Lages, na serra catarinense, realizará a competição de 18 a 21 de setembro.
Classificados da regional sul
Masculino:
1º Colégio Incentivo, de Biguaçu
2º Colégio Catarinense, de Florianópolis
3º Colégio Dehon, de Tubarão
Feminino:
1º Colégio Rogacionista, de Criciúma
2º Escola Básica Nossa Senhora de Fátima, de Rio Fortuna
3º Escola de Educação Básica Timbé do Sul, de Timbé do Sul
› FONTE: Palavracom