A prefeita Adeliana Dal Pont reuniu o secretariado e representantes da Amucc para iniciar o planejamento da campanha Outubro Rosa. Crédito: Daniel Pereira
Objetivo é realizar uma grande mobilização para chamar a atenção das pessoas para a prevenção.
A prefeita Adeliana Dal Pont se reuniu com representantes de secretarias municipais e da Associação Brasileira de Portadores de Câncer (Amucc) para iniciar o planejamento para a campanha Outubro Rosa em São José. O objetivo é promover uma grande mobilização, em conjunto com a Câmara de Vereadores e a sociedade, para chamar a atenção das pessoas para importância da prevenção do câncer de mama e colo de útero.
Segundo a coordenadora do movimento Outubro Rosa em Florianópolis, Jurema dos Santos, o movimento tem como objetivo chamar a atenção para a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero que pode reduzir milhares de mortes. Atualmente, o câncer é a quarta causa de mortes entre mulheres no Brasil.
A Amucc organiza o Outubro Rosa em Florianópolis desde 2009 e a cada edição são incorporados temas relevantes para a saúde da mulher nos municípios que são planejadas e executadas as ações básicas de saúde. “Por isso é fundamental que cada vez mais municípios se juntem ao movimento para que cada vez mais mulheres tenham consciência dos seus direitos e passem a se cuidar. O câncer tem cura quando diagnosticado cedo”, explicou Jurema.
Jurema apresentou os objetivos da campanha e também a programação que foi criada para Florianópolis, para que as ações sejam integradas com São José. “Queremos que os gestores tenham consciência da necessidade e estejam com a gente. Esta é uma forma alegre e bonita para chamar atenção de um problema grave”, assinalou.
A prefeita Adeliana Dal Pont confirmou a parceria e disse que o objetivo é fazer uma campanha para o Outubro Rosa que cumpra suas necessidades. “Vamos colocar toda a estrutura da prefeitura à disposição e também vamos nos organizar para conseguir chamar atenção das pessoas para este grande problema que afeta milhares de mulheres”, destacou Adeliana.
› FONTE: Prefeitura de São José