Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Aplicativo fortalece relação entre candidatos e eleitores

Publicado em 08/08/2014 Editoria: Eleições Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Projeto participante do Start up SC 2013 do Sebrae cria um rede social exclusiva durante campanha política. Sistema permite que candidat&8203;o tenha ca&8203;nal direto com eleitores

O projeto, concebido em 2012, permite que o contato/relacionamento entre os candidatos e seus possíveis eleitores seja mantido após os eventos, reuniões ou visitas que fazem parte dos meses de campanha. “Em um processo eleitoral tudo é muito rápido e o tempo é muito curto. Os candidatos chegam a ter de 10 a 15 reuniões em um único dia. Então, percebemos a importância de resgatar e manter estes contatos e conhecer aquele eleitor que estava presente numa reunião dias atrás”, justifica o empresário Marcelo Noronha.

Com a necessidade identificada nasceu o “Fideliza Eleitor”, que entre uma série de funcionalidades permite que o candidato chame o eleitor pelo nome e tenha conhecimento dos seus anseios e prioridades, através de uma interface rápida e simples.

O eleitor, por sua vez, passa a ter um canal direto com o candidato, e a partir do cadastro recebe informações, projetos, propostas e ações já realizadas ou a serem realizadas pelo candidato. 

O “Fideliza Eleitor” foi utilizado, em uma versão beta, nas eleições de 2012 por 35 candidatos a prefeito e vereadores, sendo que 66% deles foram eleitos. De acordo com Noronha, a intenção do aplicativo não é pedir votos, e sim utilizar-se de um canal permitido pela legislação eleitoral para fortalecer e aproximar ainda mais os eleitores de seus candidatos.

“O aplicativo proporciona o chamado “opt-in” para receber o SMS eleitoral. E hoje é comprovado que as mensagens personalizadas e com assunto relevante são lidas por 94% das pessoas que as recebem, aumentando e muito a fidelização entre os envolvidos”, justifica.

No ano de 2013 o aplicativo foi selecionado no programa Start up SC do Sebrae, que contribuiu para sua viabilidade, inovando no conceito e potencializando a sua usabilidade. 

Para as eleições de 2014, o objetivo da empresa é atender cerca de 100 candidatos em todos os estados brasileiros. Além de criar esta fidelização entre candidato e eleitor. Todos os dados, requerimentos e demandas de campanha são acessados por meio de relatórios  e com gráficos dinâmicos e informativos.

 

› FONTE: Davi Paes e Lima

Comentários