Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Grupo de Física do IFSC realiza observação astronômica em Florianópolis

Publicado em 06/08/2014 Editoria: Educação Comente!


Dia 10 de agosto, professores e alunos vão observar o fenômeno da Superlua.


No dia 10 de agosto, próximo domingo, o grupo de Física do Câmpus São José do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realiza mais um evento de observação astronômica, das 19h às 22h, no trapiche da Beiramar de Florianópolis (Ilha).

Professores, alunos e físicos interessados vão observar a chamada Superlua, fenômeno no qual o momento em que ocorre o perigeu (ou periélio) da órbita da Lua em torno da Terra coincide, ou tem uma diferença de algumas horas, com a ocorrência da fase "cheia" do nosso satélite natural. O efeito visual é difícil de perceber a olho nu, mas o diâmetro da Lua durante a noite deve ficar, aproximadamente, 10% maior, tornando o céu bem iluminado e incentivando as observações astronômicas com objetivo lunar.

Os professores de Física do Câmpus São José do IFSC, Vinícius Jaques e Marcelo Schappo, explicam que o fenômeno da Superlua acontece porque a órbita da Lua em torno da Terra (bem como dos planetas em torno do Sol) não é uma circunferência, mas sim uma elipse. Assim, a distância entre a Lua e a Terra varia constantemente, passando pelo ponto de maior aproximação (chamado periélio ou perigeu) e pelo ponto de maior afastamento (afélio ou apogeu) a cada intervalo de tempo. Como exemplo, no caso da distância Terra-Lua, ela vale, na média, 380 mil quilômetros (percorrida de carro, a 100 quilômetros por hora, seriam necessários um pouco mais de cinco meses de viagem ininterrupta apenas para a ida). Na ocorrência desta Superlua, a distância entre os dois astros será reduzida para um pouco mais de 350 mil quilômetros.

Segundo Marcelo Schappo, a frequência de ocorrência do fenômeno não é fixa, pois depende de acontecer perigeu da órbita da Lua em concordância com ocorrência de Lua cheia. É possível ter anos sem nenhuma ocorrência deste tipo, e também anos em que haja duas delas. Geralmente, ocorre um evento de Superlua por ano. As próximas serão em setembro de 2015 e novembro de 2016.

Com a observação no telescópio, é possível enxergar detalhes do relevo lunar, como as crateras e as sombras formadas pela iluminação do Sol, tornando esta uma excelente oportunidade para conhecer um pouco melhor o nosso satélite natural.

Professores e alunos do Câmpus São José do IFSC já realizaram a observação do eclipse total da Lua. É a primeira vez que o grupo se reúne para a observação da Superlua.

O evento é aberto ao público. Em caso de tempo nublado, os telescópios permanecerão a postos para montagem, caso o tempo venha a melhorar. Outros físicos foram convidados para acompanhar o grupo com mais telescópios, e quem tiver telescópio também pode levar o equipamento, pois será bem vindo.


Agenda:

Evento: Observação Astronômica - Superlua
Data: 10/08/2014 (domingo)
Horário: 19h às 22h
Local: Trapiche da Beiramar de Florianópolis

 

 

› FONTE: Jornalismo IFSC

Comentários