O município de São José dos Campos (SP) será palco no próximo sábado, 9, e domingo, 10, do Mundial Universitário de Rugby Sevens, competição organizada pela CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário) e pela FISU (Federação Internacional de Esportes Universitários). A competição, disputada tanto por homens quanto por mulheres, é mais uma que fomenta a modalidade no País, uma das que mais cresce em número de adeptos e fãs.
“A realização de competições internacionais de rugby no País é de suma importância, tanto para a massificação do esporte quanto para a comunidade local. O Mundial Universitário de Rugby Sevens é um importante evento para medirmos forças contra outros competidores, bem como mostrarmos a capacidade de organização de eventos internacionais de alto nível. Será um excelente teste para as Seleções Universitárias Brasileiras Masculina e Feminina”, afirma o presidente da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), Sami Arap Sobrinho.
Vale ressaltar que a última vez que uma equipe brasileira de rugby participou do Mundial Universitário de Rugby Sevens, foi quando as nossas guerreiras Tupis ficaram em 5º lugar na competição realizada no Porto, em Portugal, em 2010. Como o torneio ocorre a cada dois anos, intercalado com a Universíade – a Olimpíada do esporte universitário –, e na última edição, em Brive, na França, em 2012, não teve o Brasil participando, São José dos Campos vai marcar o retorno brasileiro à competição. Tanto do masculino quanto no feminino a Grã-Bretanha defende o título do Mundial Universitário.
Torneio Masculino
Grupo A: Brasil, Taipé Chinês, Argentina e Bélgica;
Grupo B: Grã-Bretanha, Namíbia, França, Japão e Canadá.
Torneio Feminino
Grupo A: Brasil, Japão, Bélgica e Marrocos;
Grupo B: Grã-Bretanha, França, Canadá e China.
› FONTE: In Press Media Guide