O Ministério da Integração, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, estão analisando os Planos de Trabalho de Reconstrução dos municípios afetados pela chuva entre os dias 6 e 10 de junho. Uma das regiões mais afetadas foi o Norte de Santa Catarina.
Neste processo, pode ser que União exija novos dados. Por isso, técnicos da Defesa Civil do Estado estão prestando auxílio aos municípios e orientando as prefeituras na elaboração do documento que vai garantir o repasse de recursos financeiros da União.
Os documentos serão apresentados ao governo federal na semana que vem pela Defesa Civil. O secretário, Rodrigo Moratelli, vai pessoalmente ao Ministério. Ele irá levar toda a documentação necessária para que os municípios sejam beneficiados. São 38 que fazem parte da lista e decretaram Situação de Emergência no primeiro evento. Todos tiveram os Decretos homologados pelo Ministério da Integração.
Segundo Moratelli, a intenção é dar agilidade à liberação de recursos. “Depois dessa fase, nos próximos dias começaremos receber os Planos de Reconstrução do segundo evento que castigou o Estado Catarinense”, disse.
Já os Planos de Reabilitação das cheias registradas entre os dias 25 e 30 de junho já começaram ser encaminhado pelas prefeituras à Defesa Civil, que avalia os documentos. Neste segundo evento, a União homologou 58 Decretos de Situação de Emergência. A região mais afetada foi o Oeste. Tão logo essa etapa seja vencida, os Planos de Reconstrução dos municípios deverão ser analisados pelo governo federal.
De acordo com o Diretor de Resposta aos Desastres da SDC/SC, James Rides da Silva, estão na fila outros cinco pedidos de liberação de recursos para municípios também atingidos pelas chuvas em 2014. “Santa Catarina é o sexto a ser beneficiado com recursos federais. No entanto, a Secretaria Nacional está empenhada em liberar os valores ainda este ano”, frisou.
› FONTE: Governo do Estado de SC