Equipe realizou 210 visitas e inspeções no local.
Atendendo a uma demanda do Ministério Público, o programa Se Liga na Rede realizou, entre os meses de março e abril deste ano, inspeções em 113 imóveis, residenciais e comerciais, na Costa da Lagoa. Entre as ligações vistoriadas, 55 estavam regulares, 42 apresentavam inadequações e 16 estavam pacialmente adequadas.
Lançado em outubro do ano passado, o Se Liga na Rede é maior mutirão de fiscalização já realizado na cidade, em busca de ligações irregulares nas redes pluvial e de esgoto. Integra a ação de órgãos municipais, como a Secretaria de Habitação e Saneamento Ambiental, a Vigilância Sanitária e a Floram, e conta com a mão de obra especializada de funcionários da Casan.
Como parte integrante das mais de 3.300 inspeções feitas na região da Lagoa da Conceição, a população da Costa de uma forma geral aprovou a iniciativa.
Nativo da região, Nilton José Goes, de 64 anos, contou que sua casa estava irregular. "Quando foi feita a antiga rede de esgoto, não explicaram direito como ligar; agora, com a inspeção, eles explicaram tudo direito e já regularizei tudo."
Goes gostou muito do trabalho que foi realizado na Costa. "Foi a
melhor coisa que chegou aqui depois da coleta do lixo". Pescador, como a maioria dos moradores da localidade, disse que com as instalações regularizadas haverá mais qualidade de vida e saúde para todos, e principalmente para a Lagoa, local de onde tira o sustento da família.
Outro morador satisfeito era Murilo Bonifácio Ancelmo, de 47 anos,
também nativo da Costa da Lagoa. Ancelmo elogiou o trabalho e disse que houve sensível melhora na rede de esgoto. "Antes, não se podia colocar a mão na água nem na areia que era tudo podre; agora, ficou muito bom".
Dificuldades
Ao iniciarem os trabalhos no local, os técnicos encontraram alguns imprevistos: algumas tampas das caixas de inspeção eram de cimento e estavam concretadas. Na ocasião, a Casan foi acionada e iniciou o trabalho de troca de 99 dessas tampas. Só então foi possível iniciar o roteiro de visitas e inspeções.
A maior inadequação encontrada na Costa da Lagoa foi a ausência de caixa de gordura (32), seguida de 11 pontos com conexão parcial à a rede de esgoto. O balanço final do Se Liga na Rede na Costa da Lagoa aponta um total de 56,7% imóveis com ligações regulares e 43,3% com inadequações.
› FONTE: Prefeitura de Florianópolis